4 de jan de 2016

Museus de São José ficarão abertos para visitação a partir desta terça (5)

Atração é uma ótima opção para quem está de férias na cidade



(MEON) Os museus de São José dos Campos ficarão abertos a partir da terça-feira (5), para visitação. As entradas são gratuitas e a atração, uma ótima opção cultural, principalmente, para quem está de férias.

Uma das opções é o Museu Municipal de São José dos Campos, que fica na praça Afonso Pena, 29, no Centro. Depois de passar por reformas na sua estrutura, o prédio da antiga Câmara de São José, desde setembro, abriga o acervo do município que antes estava no Arquivo Público.

O Museu Municipal tem uma exposição de longa duração com objetos de artesvisuais, da Tecelagem Parahyba e da Cerâmica Weiss, objetos e obras de arte que fazem parte da história e do cotidiano da cidade.

Entre os destaques, estão objetos do Observatório Astronômico de Remo Cesaroni, objetos de Arte Sacra e de Folclore e Cultura Popular. O acervo é comporto por obras que se acumularam e foram adquiridas em decorrência das ações promovidas pelo Poder Público, tais como a organização de salões e mostras de artes visuais.

Museu de Arte Sacra
Instalado na Capela Nossa Senhora Aparecida, localiza na travessa Chico Luiz, 67, no Centro, o Museu de Arte Sacra mantém uma exposição permanente uma coleção de objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão e outras peças datadas dos séculos XVIII ao XX. Elas foram confeccionadas por artistas e artesãos anônimos do Vale do Paraíba e outras regiões.

A Capela Nossa Senhora Aparecida foi construída em 1908, mantém as características arquitetônicas de sua fundação até os dias de hoje, tendo passado por obras de conservação. Entre os objetos de destaque, estão uma figura de São Domingos de Gusmão em Gesso policromado, um Baldaquino, entalhado e madeira, do Século XX e um púlpito, do mesmo ano.

Museu do Folclore
O Museu do Folclore, que fica no Parque da Cidade, na avenida Olivo Gomes, 100, Santana, tem como objetivo desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, que levem à valorização do folclore RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.

O local abriga a exposição permanente “Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional”, que mostra o folclore regional de São José, apresentando uma vivência de cultura, de tradições, de patrimônio e uma vivência de cidadania.

Nessa exposição, o visitante pode conhecer as diferenças quanto aos modos de viver, de comunicar fé, festa, técnica, escolhas estéticas, comida, música, dança. Além da exposição, o museu realiza atividades festivas, como a tradicional visita das Folias de Rei ao presépio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente