19 de jan. de 2016

Uma combinação quase perfeita: cinco planetas brilham no céu de janeiro

Os cinco planetas que podem ser observados a olho nu a partir da Terra vão estar visíveis nas próximas noites


(DN - Portugal) Boas notícias para quem gosta de astronomia. O céu de janeiro reserva um espetáculo interessante para quem acordar cedo: todos os planetas visíveis a olho nu podem ser vistos em simultâneo de madrugada e ao amanhecer. Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno serão visíveis durante a madrugada a partir desta quarta-feira e até 20 de fevereiro.

Estes são os cinco planetas que podem ser observados a olho nu a partir da Terra e é a primeira vez que se alinham desta forma nos últimos dez anos - todos na direção Este ou Sudeste.

Júpiter fica visível durante a noite e a madrugada na constelação de Leão, na direção Este, segundo informação do Observatório Astronómico de Lisboa. Marte aparece a partir das duas da madrugada na constelação de Virgem e depois move-se para a constelação de Balança, na direção Sudeste.

Vénus e Saturno serão visíveis de madrugada e ao amanhecer na constelação de Ofíuco, na direção Sudeste. E, finalmente, Mercúrio aparece ao amanhecer após o dia 17 de janeiro ainda na constelação de Sagitário na direção Este.
----
E mais:
Alinhamento de 5 planetas poderá ser visto da Terra esse mês (Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente