19 de fev de 2016

Simpósio "A Primeira Detecção de Ondas Gravitacionais: Significado e Importância" - Itajubá/MG


Evento organizado pela Física da UNIFEI, com apoio da Reitoria, na primeira semana de aula. IMPERDÍVEL!!!

A palestra será ministrada pelo Dr. Cesar Costa. Após a palestra haverá mesa redonda com o mesmo, o Dr. Odylio Denys Aguiar, Dr. Alan Pavan e eu (como mediador). Título e resumo seguem em anexo:

"LIGO detecta diretamente as ondas gravitacionais da fusão de dois buracos negros"

Resumo: Em 14 de Setembro de 2015, às 09:50:45 UTC (06:50:45 BRT), os dois detectores do Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory captaram simultaneamente um sinal transiente em ondas gravitacionais. O sinal percorreu a faixa de frequências de 35 a 250 Hz, com deformação máxima de h~1.0 × 10^(-21), compatível com uma distância de ~ 410Mpc. O sinal alinha-se perfeitamente ao previsto pela Relatividade Geral para a inspiralação e fusão de dois buracos negros de massas em torno de ~30 M_sun cada e o amortecimento do buraco negro resultante. O sinal observado apresentou SNR~24 e uma taxa de falso alarme menor que 1 em 203 mil anos, equivalente a uma significância estatística maior que 5.1σ.

Neste apresentação daremos maiores detalhes sobre o processo de detecção e as consequências desta fenomenal conquista da ciência contemporânea. Também traçaremos as perspectivas para o futuro da recém-inaugurada Astronomia de Ondas Gravitacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente