15 de fev de 2016

VIII Reunião de Trabalho Sobre Ciências Planetárias - Porto Alegre/RS


O VIII Taller de Ciências Planetarias - VIIIa Reunião de Trabalho sobre Ciências Planetárias congrega pesquisadores e estudantes interessados nos aspectos teóricos, observacionais, computacionais e de instrumentação da área que engloba o estudo das propriedades dinâmicas, físicas e químicas dos corpos planetários e dos processos que levaram à sua formação e evolução.

O evento visa promover a integração entre os diversos grupos de pesquisa na área de Ciências Planetárias da América do Sul assim como incentivar a cooperação científica e acadêmica entre os diversos grupos de pesquisa da região, discutir os tópicos mais atuais e relevantes na área, e promover a divulgação dos avanços mais recentes no estudo de corpos planetários tanto para o público em geral quanto para professores.

O primeiro Taller foi realizado em La Plata (Buenos Aires, Argentina) em 1999, como um dos desdobramentos do Rio de Janeiro International Workshop on Planetary Sciences, ocorrido no Observatório Nacional no ano anterior. Outras sete edições se seguiram, sempre distribuídas entre Uruguai e Argentina.

Esta Oitava edição do Taller, a primeira a ser sediada no Brasil, é particularmente especial por realizar-se no ano em que os pesquisadores Drs. Sylvio Ferraz Mello (IAG-USP, Brasil) e Julio Fernandez (UdelaR, Uruguai), dois dos mais renomados e premiados cientistas da área, completam 80 e 70 anos, respectivamente.

Entre os tópicos a ser abordados durante o Taller, destacam-se:
- Dinâmica orbital;
- Dinâmica e física de pequenos corpos;
- Física de atmosferas, superfícies e interiores planetários;
- Formação e evolução de sistemas planetários;
- Exoplanetas;
- Projetos de instrumentação e monitoramento.

O evento será realizado no Centro de Referência para o Ensino da Física (CREF) do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF-UFRGS), em Porto Alegre, Brasil, de 22 a 25 de Fevereiro de 2016.
----
Maiores informações AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente