3 de mar. de 2016

Céu de março. Esta é a melhor altura do ano para ver Júpiter

Grande, brilhante e muito próximo da Terra, estará Júpiter, especialmente no dia 8. Por volta dessa data, teremos um asteroide a passar próximo do nosso planeta. E tudo em noites escuras de Lua nova.


(Observador - Portugal) Aproveite este mês para ver Júpiter em pleno esplendor. Quando o Sol estiver a descer no horizonte a oeste, Júpiter estará a nascer do lado este, para se manter visível no céu durante toda a noite. Pela manhã põe-se a oeste, quando o Sol estiver a nascer a este. O maior planeta do sistema solar será o quarto objeto mais brilhante no céu – a seguir ao Sol, Lua e Vénus. Júpiter ganha o destaque em relação a Vénus, porque este só aparece de madrugada.

Este é mesmo um mês especial para Júpiter: no dia 8 de março encontra-se em oposição, ou seja, vistos da Terra o planeta gigante fica de um lado e o Sol do outro. Mas mais interessante ainda é que este é o ponto em que Júpiter mais se aproxima do nosso planeta. Se tiver um telescópio médio conseguirá ver alguns pormenores do planeta, refere o blogue do Planetarium Armagh (Irlanda). Mas se não tiver mais do que uns binóculos conseguirá mesmo assim ver os quatro satélites naturais – Io, Europa, Ganimedes e Calisto (as quatro amantes de Zeus, o equivalente grego do deus Júpiter). E aproveite bem porque esta é uma boa altura para ver os fenómenos celestes: a Lua nova é dia 9 e o céu estará mais escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente