9 de mar. de 2016

Clube de Astronomia de Tupã retomou atividades na terça-feira

As aulas são gratuitas e serão realizadas todas as terças-feiras, a partir das 20h30, na escola estadual "Índia Vanuíre".

(Folha do Povo - adaptado) O Clube de Astronomia de Tupã, que neste ano está formando sua 14ª turma, reiniciou as atividades na última terça-feira (08). De acordo com Denis Trisoglio, idealizador e professor do curso de astronomia, as aulas são gratuitas e serão realizadas todas as terças-feiras, a partir das 20h30, na escola estadual "Índia Vanuíre", com entrada pela rua Guaianazes.

Ele informou também que não é necessário se inscrever previamente, bastando comparecer à aula inaugural e deixar nome completo e telefone. Podem participar do curso desde crianças a partir de 10 anos (devidamente acompanhadas dos pais ou responsáveis) à idosos, sem limite de idade.

Dênis explicou que as aulas são divididas entre teóricas e práticas, tanto na escola "Índia Vanuíre" quanto com as observações que são feitas no aeroporto. Durante o curso, que é totalmente gratuito, são disponibilizados para os alunos telescópios, binóculos, explanações, vídeos, entre outros.

O curso de astronomia será ministrado até dezembro e os alunos aprenderão sobre as constelações, os planetas, galáxias, noções de física para compreender como funcionam os sistemas, teorias da formação do universo, desenho das constelações e a composição do universo.

O professor destacou ainda que o estudo da astronomia traz inúmeros benefícios, como trazer avanços ao conhecimento. "A astronomia gera várias perguntas e nos permite avançar no saber". Ele destacou que a astronomia também instiga a perpetuar a sobrevivência humana porque permite conhecer outros ambientes além do nosso planeta, gerando o desejo de explorá-los.

Para Denis, a astronomia também investiga a origem da vida, já que estudar os astros é importante porque nos permite saber mais sobre nós mesmos e entender não só de onde viemos, mas também a origem do Universo, das estrelas, dos planetas e da vida.

A astronomia ainda estreita a nossa relação com o Universo, servindo de ponte entre o homem e o universo aprofundando a antiga relação que existe entre eles. Para os apreciadores, a astronomia também inspira o respeito à natureza e aos nossos limites ao mostrar a nossa finitude e ajuda a respeitar a grandeza da natureza que nos cerca.

Outro aspecto importante da astronomia é que ela faz com que a tecnologia e o progresso avancem, o que resulta em uma vida melhor e mais confortável a todos. A astronomia ainda permite um exercício mais pleno da cidadania, sendo uma ótima maneira de introduzir as pessoas à ciência, indispensável para o exercício da cidadania hoje; e também desperta a sensibilidade entre as pessoas, contribuindo para que o mundo se torne um lugar melhor, pois inspira a curiosidade e um sentimento fraterno entre as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente