11 de mar. de 2016

Estudantes participam de seletiva brasileira para as olimpíadas internacionais de astronomia

De 13 a 16 de março, cerca de 200 jovens participarão dos testes que serão realizados em Barra do Piraí/RJ

(Target)  Entre os dias 13 e 16 de março, cerca de 200 estudantes de 16 estados do Brasil participarão de provas seletivas para as olimpíadas internacionais de astronomia. Esta etapa acontecerá em Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro. As equipes de jovens que representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) são selecionadas e capacitadas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Nesta fase, os participantes passarão por exames teóricos de astronomia e provas práticas sobre o céu. As provas foram desenvolvidas pela comissão da OBA, da qual o Observatório Nacional faz parte, representado pela pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica. Além da elaboração das provas, a comissão é responsável pela organização das questões e pela correção dos exames.

Para chegar à etapa presencial, esses 200 estudantes passaram pelas provas online, entre setembro e dezembro de 2015, realizadas na plataforma “AstroEducadores”, desenvolvida pelo ON em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). No total, três mil alunos participaram da fase online da seletiva.

Os selecionados na etapa presencial representarão o Brasil na IOAA e na OLAA, que este ano acontecem no segundo semestre, na Índia e na Argentina, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente