2 de mar. de 2016

Ex-aluno do IF Baiano de Valença cria site como incentivo ao estudo da física


(Nas Malhas da Lei) O ex-aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Valença: Sávio Ribeiro Gomes Negrão, de 19 anos, desenvolveu recentemente um site que envolve curiosidades sobre ciências astronômicas onde visa estimular o conhecimento pelo ramo da física e da astronomia.

Sávio fez o curso técnico integrado ao ensino médio em agroecologia no IF Baiano, onde até o ano de 2015 foi integrante do projeto “Conversando com as Estrelas”: Astronomia como ferramenta de fomento à vocação pela ciência, tendo como orientador o professor de física Igor Chaves. Como participante, o jovem apresentou seu projeto de astronomia na FEMMIC (12ª Feira dos Municípios e na 3ª Mostra de Iniciação Científica da Bahia) no município de Catu, na Bahia, no ano de 2014. Em 2015, apresentou no FMEPT (III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica) no município de Recife em Pernambuco.

“Nosso projeto tem mostrado grande potencial para o incentivo e popularização da Ciência. Além disso, torna o ensino-aprendizagem mais lúdico e efetivo, aguçando a curiosidade e despertando o prazer em estudar não somente a Astronomia, mas também outros campos da Ciência. Um dado preliminar, porém interessante é que cerca de 20% dos discentes das turmas do terceiro ano do IF Baiano campus Valença fizeram vestibular para cursos nas áreas ligadas às ciências básicas como Física, Biologia e Química. Espera-se que ao final do trabalho a comunidade escolar, não só do nosso Campus, mas também da nossa região, seja conduzida a uma reflexão sobre a ciência e a importância da carreira científica”, disse o Técnico em Agroecologia Savio Negrão ao Portal Nas Malhas da Lei.

A metodologia do projeto consistiu na realização de noites de observação astronômica norteadas por temas interdisciplinares, tornando a aprendizagem mais lúdica e efetiva, pois aborda as especificidades de cada área do conhecimento a partir de um contexto estimulante. Participaram deste projeto, estudantes estes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio do IFBaiano Campus Valença-BA.

O site EuAstrônomo visa também divulgar astrônomos amadores, então, se você faz parte desse clube, entre em contato ou envie fotos autorais sobre astrofotografia para o email oficial da página: contato@euastronomo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente