3 de mar. de 2016

Planeta Júpiter pode ser visto a olho nu até agosto

Observação pode ser feita com mais precisão na Cidade da Criança. Local estará aberto duas vezes por semana.


(G1) O planeta Júpiter poderá ser visto a olho nu até o mês de agosto. O evento acontece anualmente e pode ser observado com maior precisão através de telescópios no Observatório da Cidade da Criança às quintas-feiras e aos sábados, das 19h às 22h, em Presidente Prudente.

Conforme o planetarista da Cidade da Criança, Marcos Eugênio da Costa, Júpiter “dá o ar da graça” anualmente, já que sua órbita é mais rápida que os demais planetas. “Já Saturno e Marte poderão ser visualizados a partir de junho”, explica.

Sendo assim, o planeta vermelho pode ser visto duas vezes ao ano, e tanto sua translação quanto de Saturno ocorre integrada à Terra. “Além disso, Marte sempre pode ser confundido com a estrela Antares, alfa de escorpião”, pontua.

Júpiter
Composto por hidrogênio, hélio e amônia, Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e tem 1.300 vezes o tamanho da Terra. Além da grande mancha vermelha e seus quatro grandes satélites, o planeta também apresenta anéis, os quais foram descobertos em março de 1979, através da sonda norte-americana Voyager I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente