22 de abr. de 2016

Clube de astronomia tem reconhecimento da Nasa


(Cruzeiro do Sul) O Clube de Astronomia Centauri, criado por um aluno de Física da UFSCar Sorocaba, recebeu certificado de reconhecimento da Agência Espacial Americana (Nasa), pela atuação na cidade de Itapetininga e região. Criado em 13 de março de 2015, o clube visa fazer a divulgação da astronomia, debate e discussões sobre pesquisas de astronomia e a realização de encontros para observação celeste na região. O certificado se refere às atividades promovidas em 2015 pelo clube.

Nasa Space Place é um programa de educação pública e extensão que envia certificados, artigos, ideias, materiais didáticos e científicos para a realização de atividades. Tudo o que é recebido, é traduzido pela diretoria e reenviado aos participantes. O fundador do Clube Centauri, Rodrigo Raffa, 22 anos, conta que no primeiro ano de atividades, o clube organizou e participou de eventos na área de astronomia, encontros científicos, observações celestes, palestras em escolas e traduziu diversos artigos científicos do inglês para o português, levando à população leiga conhecimentos sobre o universo.

Conforme Rodrigo, o grupo teve início a partir de uma união de universitários interessados em fazer encontros e promover debates sobre assuntos astronômicos. Atualmente o Centauri possui 40 associados e já estabeleceu parceria com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. O clube ainda não possui uma sede física, mas os encontros são realizados no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Itapetininga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente