7 de abr. de 2016

Observatório Dietrich Schiel - 30 ANOS - Programação


No próximo dia 10 de abril o Observatório Dietrich Schiel do CDCC/USP comemora os seus 30 anos. Desde 1986 vem desenvolvendo um crescente leque de atividades, não só mostrando as maravilhas do céu de São Carlos, mas levando a Astronomia aos mais diferentes públicos. Em comemoração e agradecimento à receptividade do público nesses 30 anos, nos dias 08, 09 e 10 de abril (sexta, sábado e domingo) haverá uma série de atividades especiais e gratuitas para lembrar a data. Confira as atividades propostas para este fim de semana do aniversário, além das atividades normais que são realizadas no Observatório, como Observação do céu na noite de sexta e domingo, Cine Observatório e Domingo Solar:

EXPOSIÇÃO “PARA OUVIR ESTRELAS”: a exposição dos trabalhos das crianças da Creche e Pré-Escola da USP, elaborados a partir das suas impressões em visitas ao Observatório, estará aberta ao público de 11 a 28 de abril, na sala de exposições do Centro Cultural da USP.

EXPOSIÇÃO “30 ANOS DO OBSERVATÓRIO DIETRICH SCHIEL”: uma exposição fotográfica que conta a história da trajetória do Observatório desde a sua fundação até os dias atuais. Será aberta à visitação no dia 08 de abril, no prédio do Observatório, ficando aí até o dia 10 de abril. A partir do dia 12, até o dia 30 de abril, poderá ser visitada na sede do Centro de Divulgação Científica e Cultural.

CONCERTO “PIANO A QUATRO MÃOS” DO PROJETO TOM MAIOR: Será realizado no dia 09 de abril, sábado, às 20h00, no Centro Cultural da USP de São Carlos, em parceria com o Centro Cultural, que, juntamente com os músicos Paula Crnkovic e Samuel Pontes, gentilmente incluíram esse evento musical nas comemorações do aniversário do Observatório.

SESSÃO ASTRONOMIA ESPECIAL: “OS 30 ANOS DO CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA”: às 21h00 do sábado, dia 09 de abril, no auditório do Observatório, o físico Jorge Hönel, autor da exposição “30 anos do Observatório Dietrich Schiel”, irá proferir a palestra usando a exposição como mote para contar a trajetória do setor de Astronomia do CDCC/USP e os bastidores dessa história de três décadas.

VIRADA ASTRONÔMICA, a partir das 20h00 do sábado, dia 09 de abril até às 06h00 do domingo, dia 10, o Observatório estará aberto ao público para observação do céu. Ao longo da noite e madrugada, com condições meteorológicas favoráveis, será possível observar os planetas Júpiter, Marte e Saturno, com chances de observação do planeta Vênus, pouco antes do nascer do Sol. Além dos planetas, será possível observar aglomerados estelares e nebulosas, com telescópios do Observatório e dicas e informações da equipe de monitores e funcionários do Observatório.

Mais informações:
(16) 3373-9191 ou acesse
www.cdcc.usp.br/cda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente