14 de abr. de 2016

Projeto traz Planetário para visitação no IFMT


(A Tribuna Mato Grosso) O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), campus de Jataí, traz para Rondonópolis na próxima quinta-feira (14) a partir das 14h, o projeto “Redescobrindo a Astronomia”. Estudantes do Instituto e de escolas e universidades do Município terão a oportunidade de, por meio de um planetário do tipo iglu (“casa de neve”), observar o céu noturno que será reproduzido artificialmente. Os interessados em participar deverão realizar o agendamento prévio pelo telefone (66) 3427-2325.

De acordo com informações da UFG, o Planetário é um ambiente onde é possível reproduzir, artificialmente, o céu noturno, através de simulações da posição dos astros da abóbada celeste, o que consequentemente permite desenvolver atividades pedagógicas como estações do ano, brilho das estrelas, orientação das constelações, estudo do movimento diurno, eclipses, fases da Lua, dentre várias outras situações.

O projeto “Redescobrindo a Astronomia” visa a implantação de um ambiente com estrutura física necessária para contribuir com a melhoria do ensino da Astronomia e ciências afins (em especial a Física) junto às instituições de ensino públicas e privadas, tendo a Astronomia como elemento motivador e utilizando sua característica multidisciplinar, despertando a curiosidade científica dos estudantes e interesse pelas ciências.

O intuito é demonstrar que a Astronomia está ao nosso redor em coisas cotidianas e inusitadas. Em especial, desenvolver atividades educativas que abordem os conceitos da Astronomia de uma forma correlacionada com o modo de viver e com as atividades de produção regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente