28 de abr. de 2016

Sessão Astronomia - Observatório Dietrich Schiel - São Carlos/SP


A Sessão Astronomia deste sábado, 30 de abril, será sobre o tema "A Chuva de Meteoros Eta Aquarídeas". O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e será realizado às 21 horas.

O palestrante será Carlos Eduardo Meireles Pessoa Carvalho, da equipe do Observatório.

Fragmentos rochosos que se desprenderam de cometas e asteroides vagam pelo espaço e são conhecidos como meteoroides. Com a entrada na atmosfera terrestre, esses corpos se aquecem, bem como o ar à sua volta, produzindo os meteoros, também conhecidos como estrelas cadentes. Alguns vezes temos nuvens desses fragmentos que atingem a Terra sob a forma de chuva de meteoros.
Na Sessão Astronomia deste sábado o palestrante falará sobre uma dessas chuvas – a Eta Aquarídeas – cujo pico está previsto para a madrugada do dia 06 de maio.

A palestra acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica no Campus Área 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Entrada franca.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191
ou acesse:
www.cdcc.usp.br/cda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente