7 de abr. de 2016

Unesp e Gearc organizam observação para o trânsito de Mercúrio


(A Toda Hora) Segunda-feira, dia 09 de maio, haverá um fenômeno astronômico de grande importância e relativamente raro: o Trânsito de Mercúrio. Será como que um “mini eclipse” do Sol. Veremos Mercúrio passar na frente do disco solar. No século XX, a partir do território brasileiro, foi possível vermos seis trânsitos de Mercúrio. Extraordinariamente, no século XXI, veremos treze.

Neste dia, a Escola dos Astros, projeto de extensão da Unesp, com o Gearc – Grupo de Estudos Astronômicos de Rio Claro/SP, que em 2016 completa 10 anos de atividades, estarão organizando a observação deste fenômeno no Departamento de Física do Campus da Unesp, em nossa cidade.

Segundo os organizadores, é importante ressaltar que este tipo de observação requer equipamentos especiais e nunca deve ser feito com telescópios direcionados diretamente para o Sol ou com outros equipamentos ópticos, que podem causar sérios danos a visão. Nunca observe o Sol sem ter certeza que o método utilizado é realmente seguro.

O evento tem o apoio da Unesp, do IGCE, DEMAC e do Staepe Campus Rio Claro. Todos estão convidados para acompanhar o fenômeno e que o céu esteja limpo nesse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente