21 de mai. de 2016

IAU inaugura escritório exclusivo para países de língua portuguesa

Museu de Astronomia será representante brasileiro. Inauguração acontece dia 5 de maio, em Lisboa.


(Informast) Na quarta-feira, 5 de maio, a União Astronômica Internacional (IAU) inaugurou, em Lisboa, o Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD). Trata-se de um escritório dedicado exclusivamente ao desenvolvimento da astronomia nos países de língua portuguesa. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é o representante do Brasil no convênio. Os outros países envolvidos são Moçambique, Angola, Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Segundo Patrícia Spinelli, astrônoma do MAST que representou a instituição em Portugal, os principais objetivos são incentivar o intercâmbio entre alunos e profissionais da área, definir currículos para a formação nas escolas e universidades, realizar eventos conjuntos, além de expandir a rede de observatórios na região. “O Brasil já possui muitas pesquisas e publicações prontas. Queremos partilhar esse conhecimento e promover uma real troca de experiências entre os participantes. Isso trará benefícios para todas as nações que participam do convênio”, afirma.

Por conta do início dos trabalhos no novo escritório, a IAU promove, de 5 a 9 de maio, uma Conferência Inaugural para discutir os desafios que serão enfrentados no processo de expansão da astronomia na região. As primeiras ações foram o lançamento do website oficial do PLOAD e a assinatura de protocolos de cooperação com representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.

Visite o site do Pload

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente