6 de mai. de 2016

MAST terá programação especial para observação do trânsito de mercúrio

Atividades são gratuitas e acontecem na próxima segunda, 9 de maio, a partir das 10h. Mercúrio vai passar exatamente entre a Terra e o Sol, em raro fenômeno que ocorre cerca de 13 vezes a cada século.




Na próxima segunda-feira, 9 de maio, o planeta Mercúrio vai passar exatamente entre a Terra e o Sol. Para realizar a observação desse raro fenômeno, que ocorre cerca de 13 vezes a cada século, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá promover uma programação especial. As atividades são gratuitas e acontecem a partir das 10h da manhã. O Museu fica na Rua General Bruce, 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

O planeta Mercúrio será visto como um pequeno círculo negro cruzando o disco solar, em uma espécie de mini-eclipse. O fenômeno será integralmente visível no Brasil pela primeira vez desde 1960, mas olhar diretamente para o sol a olho nu ou com lunetas comuns é muito perigoso. Por isso, é necessário utilizar telescópios especiais, como os que o MAST oferece. A observação do fenômeno acontece de 10h às 15h30.

Durante o evento, o público poderá ainda conferir a palestra “Transitando pelo Sol", em sessões às 10h30, 11h30, 14h e 15h. Patrícia Spinelli, astrônoma do MAST, explica os trânsitos de planetas e a importância desses fenômenos na astronomia. Outros destaques da programação são a Oficina Brincando com a Ciência e a apresentação dos aparatos de energia solar e eólica do MAST. As atividades se encerram às 17h.

Confira a programação completa do evento:

Observação do Trânsito de Mercúrio
Horário: das 10h às 15h30
Local: Campus do MAST

Palestra sobre o Trânsito de Mercúrio
Horários: 10:30, 11:30, 14:00, 15:00
Local: Auditório do Prédio Sede

Visitação ao Heliômetro
Horários: das 10h às 12h e das 13h30 às 15h
Local: Cúpula do Heliômetro - Observatório Nacional

Brincando com a Ciência
Horário: das 10h às 15h30
Local: Pátio do MAST

Aparatos de energia solar e eólica
Horário: das 10h às 15h30
Local: Pátio do MAST

----

Trânsito de Mercúrio sobre o Sol acontece na próxima segunda-feira

O fenômeno não pode ser observado a olho nu porque o tamanho aparente de Mercúrio não é alcançado pela vista humana e a observação direta resulta em queima irreversível da retina ocular

(Target) Na próxima segunda-feira, dia 9 de maio, o Brasil inteiro poderá observar o trânsito do planeta Mercúrio sobre o disco aparente do Sol. O fenômeno só acontece 13 a 14 vezes por século e em 1960 foi a última vez que o Brasil pôde assistir. Desta vez, o trânsito será visível do início ao fim em todo o Brasil.

O trânsito de Mercúrio sobre o Sol ocorrerá porque o planeta Mercúrio ficará alinhado entre a Terra e o Sol. É semelhante a um eclipse do Sol, mas não é eclipse porque o diâmetro aparente de Mercúrio é muito menor que o do Sol. No dia 9 o diâmetro aparente de Mercúrio será 158 vezes menor que o do Sol. O início se dará às 8h12min (hora de Brasília), quando o disco aparente de Mercúrio tocará o bordo externo do Sol. Mercúrio poderá ser visto atravessando o disco do Sol até às 15h42. “Mas, é necessário muito cuidado na observação do fenômeno”, destaca a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

O fenômeno não é visível a olho nu por duas razões: a primeira é que nunca se pode olhar para o sol sem um filtro adequado, pois a consequência é a queima da retina de forma irreversível; e a segunda é porque o diâmetro aparente de Mercúrio será de 12” (doze segundos de arco) e a nossa vista só conseguiria discernir se fosse maior que 64”. Para observar o fenômeno deve-se usar a técnica de projeção usando um binóculo ou telescópio, colocando um anteparo com um pequeno orifício na ocular e projetando a imagem em uma tela (entenda melhor clicando no link http://oal.ul.pt/observar-o-sol-em-seguranca/). Uma outra forma de observar é procurar os locais de observação onde haverá profissionais e equipamentos especializados.

O Observatório Nacional vai participar do evento “Trânsito de Mercúrio” promovido pelo Museu de Astronomia (MAST). No dia 9, das 10h às 15h30, MAST e ON receberão os visitantes que quiserem observar o fenômeno. Serão disponibilizados para observação pública os telescópios especiais, o fotoheliógrafo e o heliômetro. Além disso haverá palestras às 10h30, às 11h30, às 14h e às 15h, dentre outras atrações. Toda a programação está disponível em http://www.mast.br/mast_promove_observacao_do_transito_de_mercurio.html .

Os demais fenômenos astronômicos deste ano podem ser encontrados na seção A do Anuário do Observatório Nacional 2016, disponível no link http://www.on.br/coaa/conteudo/anuario/anuario2016.html .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente