23 de mai. de 2016

Observação de Marte em Cuiabá/MT

(IF-UFMT) Na noite do 22 de maio a terra estará entre o Sol e Marte o fenômeno é chamado de oposição, pois Marte e o Sol estão em posições oposta, visto da Terra, Marte surge no céu do lado oposto ao Sol. Este fenômeno ocorre aproximadamente a cada 26 meses. Devido à oposição, em 30 de maio Marte atingirá a melhor posição de observação desde 2005, quando ficará a 76 milhões de quilômetros da Terra e poderá ser observada mais brilhante que qualquer estrela no céu. Ambas datas serão favoráveis para a observação do planeta vermelho.

O instituto de Física da UFMT acompanhando os principais eventos do calendário astronômico 2016 está promovendo para os dias 25 e 26 de maio, a partir das 18:30 horas uma observação pública com uso de telescópios, onde além do planeta Marte será possível observar também os planetas Júpiter e Saturno. Durante a observação também serão realizadas fotos dos planetas com câmeras apropriadas com o objetivo que o público assistente possa levar para casa uma lembrança deste fenômeno que só voltará a ocorrem em julho de 2018 (um exemplo das fotos que o público poderá levar para casa na foto abaixo).


Os planetas Marte, Saturno e Júpiter com “Io” uma das suas luas, foto feita no campus da UFMT no dia 14-05-16 as 23:30 horas pelo Prof. Pablo Munayco Solorzano do IF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente