2 de mai. de 2016

Observação do Trânsito de Mercúrio em Cabo Frio/RJ


Observação pública do trânsito do planeta Mercúrio
Dia 9 de Maio, das 8 às 13 horas.
Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART)
Convento N.Sa. dos Anjos
Centro - Cabo frio - RJ.

O que é um trânsito?
Os trânsitos do planeta Mercúrio ocorrem, quando o planeta, em sua órbita ao redor do sol, se posiciona entre a terra e o sol. Os trânsitos de Mercúrio são mais periódicos do que os do planeta Vênus,devido ao período orbital de Mercúrio ser mais curto.

Os trânsitos de Mercúrio ocorrem nos messes de Maio e Novembro, de 14 a 19 vezes durante um século. O primeiro trânsito observado por cientistas ocorreu em 7 de Novembro de 1631, e foi previsto pelo astrônomo alemão Kepler. O próximo trânsito de Mercúrio só ocorrerá novamente em 2019.

Além do enfoque cultural, científico e de iniciação científica, o trânsito, é uma oportunidade de observarmos um dos poucos fenômenos astronômicos visíveis de dia, sendo também, uma excelente oportunidade para alunos e professores levarem informação, experiência e conhecimento para sala de aula.

OBSERVAÇÃO DO TRÂNSITO EM CABO FRIO
A Rede Rio Astronomia, a Astrocf, em parceria com a direção do MART estará, com seus instrumentos (telescópios e lunetas), instalados no gramado do MART, atendendo todos, alunos, professores e demais visitantes, explicando e dando todo suporte a todos interessados nesse maravilhoso fenômeno astronômico.

Contatos ,informações e dúvidas podem ser feitos pelo telefone: (22)9-9239-7792,  e-mail: marcelofernand1@hotmail.com, facebook : rede rio astronomia/Sky dome observatório e planetário móvel. (Marcelo Fernandes coordenador geral).
----
Maiores informações AQUI (Facebook)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente