6 de mai. de 2016

Observação do Trânsito de Mercúrio em Natal/RN


Da Terra presenciaremos um espetáculo no céu - trânsito de Mercúrio

Dias: 09/05/2016
Local de nossa observação: Praça cívica do Campus Universitário / UFRN
Horário: de 08h às 16h

A ANRA: Associação Norte-Riograndense de Astronomia estará montando um posto de observação na praça cívica do Campus Universitário. São mais de 100 entidades trabalhando simultaneamente em todo o Brasil (duas no RN). Em nosso caso, a participação dos trabalhos é aberta ao público. Durante o evento daremos explicações sobre o evento e faremos algumas atividades relacionadas ao estudo dos movimentos dos astros do sistema Solar.

Você já viu algum planeta? Sabia também que cinco planetas são visíveis a olho nu? Sabia que em condições especiais é possível ver um planeta em plena luz do dia? Essas condições são durante um eclipse total do Sol ou durante um trânsito de um planeta.

Na próxima segunda feira, dia 09 de maio, o planeta Mercúrio vai ser visível passando pela frente do Sol, É O TRANSITO DE MERCÚRIO. Então o pequeno planeta vai ser visível como um pequeno ponto riscando o disco solar.

Mas cuidado! Não se deve olhar diretamente para o Sol. Olhar para o Sol sem proteção adequada pode causar cegueira permanente, por isso, não tente observar este evento sem o uso de um filtro apropriado para a observação do Sol. Chapa de radiografia não protege totalmente os olhos. Usaremos filtros especiais e o método da projeção para observação com total segurança.

Hoje a ciência e a tecnologia descobrem planetas que giram em órbita de outras estrelas. Um dos métodos de descoberta é através do transito. Um detalhe importante é que muitas das descobertas de exoplanetas (planetas extra-solares) tiveram a participação de cientistas de nosso estado. São pesquisadores da UFRN que têm se destacado no cenário científico internacional.

As figuras abaixo mostram a área de visibilidade do trânsito de Mercúrio e a provável trajetória do planeta em frente ao disco solar. A região onde se visualiza o Sol é onde é possível observar o fenômeno:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente