4 de mai. de 2016

Observação do Trânsito de Mercúrio em Bezerros/PE


Na Segunda-feira, dia 09 de Maio, estaremos na Praça Narciso Lima, centro de Bezerros, Pernambuco, realizando a observação de um dos eventos mais expressivos programados para o ano de 2016. Trata-se da observação da passagem do planeta Mércurio diante o disco Solar com telescópios adaptados com filtros especiais de observação do Sol, e também, projetaremos em anteparos o disco solar, além de registrarmos em câmera astronômica CCD.

O evento "Trânsito de Mercúrio", é o nome dado à passagem do planeta Mercúrio entre o Sol e a Terra. No fenômeno, Mercúrio será visto como um pequeno ponto escuro movendo-se pelo disco solar por volta das 09:00 (Horário de Brasília), embora, estaremos bem antes observando o disco solar em busca de registrarmos possíveis Manchas Solares.

Há 389 anos, isso em 1627, o astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) se deu conta de que os planetas interiores (Mercúrio e Vênus) poderiam cruzar o disco solar.

A importância da observação e constatação do tempo de passagem dos planetas nos Trânsitos, é fundamental para o estudo da Mecânica Celeste não só em melhor definir as distancias desses astros diante a Terra, mas também em relação ao Sol. Bem como, melhor definir data e hora dos próximos Trânsitos.

Associação Astronômica de Pernambuco - A.A.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente