5 de mai. de 2016

Observação do Trânsito de Mercúrio em João Pessoa/PB


No próximo dia 09 de maio, ocorrerá um fenômeno astronômico bastante raro: o Trânsito de Mercúrio. Chamamos de "trânsito" o fenômeno em que um astro passa em frente a outro astro maior. Nesse caso, o planeta Mercúrio passará exatamente entre a Terra e o Sol.

Para acompanhar o fenômeno, a Estação Cabo Branco está organizando uma grande observação pública, em parceria com a Associação Paraibana de Astronomia e com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB.

Nesse dia, contaremos com diversos telescópios especialmente preparados para acompanhar o trânsito de Mercúrio. O acesso ao público será liberado a partir das 08:00 da manhã.

O público poderá acompanhar o evento através dos telescópios sob a orientação do Prof. Marcos Jerônimo e outros astrônomos da APA. É inclusive uma excelente atividade para escolas, públicas ou privadas de todos os níveis de ensino.

Enfim, todos estão convidados!

IMPORTANTE: Não será possível observar o evento a olho nu, apenas com equipamentos apropriados. Jamais se deve olhar diretamente ou apontar telescópios, lunetas ou binóculos para o Sol. A intensidade da luz solar é tão alta que pode prejudicar a visão permanentemente. Todos os telescópios a disposição do público na Estação Cabo Branco estarão equipados com filtros especiais para observação solar.
----
E mais:
Notícia no site da Estação Cabo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente