30 de jun. de 2016

Centro de astronomia será aberto ao público


(Comércio do Jahu) A Prefeitura de Jaú inaugurou ontem (26) o Núcleo de Programas Especiais e Informatização (NPEI) Professora Graciette Ribi Oppermann, que abrigará projetos da Secretaria de Educação e o Centro de Estudos de Astronomia de Jaú. Estudantes das redes pública e particular e o público em geral poderão visitar o espaço de segunda a sexta-feiras em três horários.

O centro reúne centenas de itens alusivos à conquista espacial e aos estudos astronômicos, como réplicas de foguetes e satélites, miniaturas, fotografias em três dimensões, trajes de astronauta, telescópios, protótipos, representações do sistema solar, entre outros.

O material foi coletado ao longo de 30 anos pelo Grupo de Divulgação da Astronomia. Um dos membros do grupo, Francisco Carlos da Silva Guillen forneceu a maior parte do acervo e será o responsável pela monitoria no espaço. Ele relata que o projeto de disponibilizar os objetos de maneira permanente é antigo, e que agora se concretiza. De um quintal localizado aos fundos do centro será possível programar observações espaciais.

O NPEI vai sediar outros projetos da Secretaria de Educação, como o Aprendendo no Cinema, que leva estudantes para estudos interdisciplinares no Cine Municipal, e o Boa Vizinhança, que promove intercâmbio de experiências entre alunos de Jaú e de cidades vizinhas.

Homenagem
O espaço homenageia a professora de geografia Graciette Oppermann, que morreu no ano passado aos 91 anos. Familiares da homenageada compareceram à inauguração, à qual também foram o prefeito Rafael Agostini (PSB), a primeira-dama Rachel Sudaia de Almeida Prado Agostini, o vice-prefeito Sigefredo Griso (PMDB), a presidente da Câmara, Cléo Furquim (PMDB), vereadores, secretários municipais e funcionários públicos. “O que estamos entregando hoje é um equipamento de primeiro mundo”, manifestou o prefeito.

O NPEI e o centro de astronomia funcionam à Rua Aristides Lobo Sobrinho, 125, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, das 14h às 16h e das 18h às 21h. (JGD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente