14 de jun de 2016

Inaugurado observatório na Zona da Mata pernambucana


Foi inaugurado no último dia 4 de junho um observatório astronômico particular, o "Alencar's Heavens". O observatório fica na cidade de Araçoiaba, a 60Km do centro do Recife numa área da Zona da Mata pernambucana onda a poluição luminosa é bem baixa, o que deixa o céu bem mais estrelado e propício às observações astronômicas.

Apesar do tempo instável, a noite da inauguração foi celebrada com muita alegria. O Thairo Diego, astrônomo amador e proprietário do observatório é um entusiasta na astronomia e membro da Sociedade Astronômica do Recife.

No espaço há um Telescópio principal, um Celestron 8" com uma montagem motorizada o que deixa o observatório totalmente automatizado. Ainda há outros telescópios e luneta no espaço para observações. O observatório conta com um telhado móvel com o teto corrediço para abrigar os equipamentos e nas noites estreladas o telhado se abre para dar lugar a um planetário natural a céu aberto.

O espaço servirá para as observações do grupo da SAR e futuros projetos em Educação e Divulgação da Astronomia na cidade. A ideia também é montar uma estação de monitoramento de meteoros da rede BRAMON (http://www.bramonmeteor.org/bramon), entre outros projetos de pesquisas observacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente