22 de jun de 2016

Neoa-JBS integra Semana Municipal da Arqueoastronomia


(IFSC) Vai até o dia 23 de junho a mostra sobre arqueoastronomia no hall de entrada do Câmpus Florianópolis. A exposição é organizada pelo Núcleo de Estudo e Observação Astronômica “José Brazilicio de Souza” (Neoa-JBS), vinculado ao Câmpus Florianópolis, e integra a Semana Municipal da Arqueoastronomia.

Na segunda, dia 20, o Neoa participou da 34ª Caminhada Arqueostronômica do Instituto Muldisciplinar do Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA). Foi feita a observação do nascer da lua cheia, que este ano teve a mesma data que o solstício de inverno. No Brasil, a última vez que houve essa coincidência foi em 1948 e a próxima será em 2054.

Semana Municipal da Arqueoastronomia
O município de Florianópolis instituiu em 2006, através da Lei nº 7202, a Semana Municipal de Arqueoastronomia, que é comemorada anualmente entre os dias 18 e 24 de junho. O objetivo básico da Semana é a promoção de palestras, cursos e outras atividades que ressaltem a importância da Arqueoastronomia em escolas, parques e espaços públicos, conscientizando a população sobre a necessidade de preservação de sítios arqueológicos cujas construções tiveram sua motivação inicial nas observações astronômicas (solstício, equinócios, etc).

Foto: nascer do Sol no solstício de verão, Pedra do Frade, Barra da Lagoa. Crédito: Alexandre Amorim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente