30 de jun. de 2016

Planetário e Teatro Digital de Santo André e o Núcleo de Observação do Céu - Programação de Férias

Durante as férias de julho a Sabina estará aberta ao público com programação especial de sexta a domingo, das 12h às 18h, com encerramento da bilheteria às 16h45. Além das sessões do Planetário, oficinas para as crianças e minicursos de astronomia para maiores de 16 anos, também será possível visitar o Pinguinário, Aquário, Serpentário e o Espaço de Comunicação e Artes. Oferecemos uma área de refeitório, então tragam seus lanches e boa diversão!


Sextas feiras – Para o mês de férias, nas sextas feiras de julho, o Planetário e Teatro Digital de Santo André e o Núcleo de Observação do Céu (NOC), vão oferecer uma programação especial para o público. A partir da primeira sexta-feira de julho, das 13h às 17h, o público poderá contemplar diversos fenômenos que acontecem no Sol, com binóculos e óculos especiais do NOC. Vale destacar que estas atividades estão sujeitas a condição meteorológica.

No Planetário, das 12h às 13h, as crianças terão oportunidade de participar da oficina Astrokids e aprender a construir objetos de astronomia e astronáutica. Ainda nas sextas feiras, o Planetário exibe duas sessões inéditas: das 13h30 às 14h30, sessão DOIS PEDACINHOS DE VIDRO com intervenção ao vivo, apresentando os objetos celestes que poderão ser apreciados a olho nu no céu noturno; das 16h às 17h, O ABC DAS ESTRELAS com intervenção ao vivo, explicando quais planetas e constelações podem ser observadas a olho nu durante o mês de julho. Além de toda essa programação, ainda às sextas feiras, das 14h30 às 15h30 e das 17h às 18h, o Laboratório Astronômico estará aberto para visitação com seus diversos experimentos e painéis expostos.

Vale destacar que as observações do Sol, as oficinas e o Laboratório Astronômico estão incluídas no ingresso da Sabina Escola Parque.

Fins de semana – Nos fins de semana de julho, o Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler exibirá quatro sessões para o público. Aos sábados, às 13h30, a sessão infantil O ANIVERSÁRIO DO PINGO e às 16h os amantes da Astronáutica poderão assistir O SURGIMENTO DA ERA ESPACIAL seguida da narração ao vivo sobre os objetos celestes que poderão ser apreciados a olho nu na cidade de Santo André e outras cidades do estado de São Paulo. Aos domingos, às 13h30, as crianças irão entender O CÉU DA BANDEIRA DO BRASIL e depois reconhecer de forma bem interativa junto com um narrador, quais planetas e constelações poderão observar a olho nu no céu da natureza. Ainda aos domingos, às 16h, o visitante assistirá o que O MENSAGEIRO DE MARTE tem a nos dizer sobre esse belo planeta vermelho, que estará visível a olho nu no céu durante todo o mês de julho. Para assistir as sessões do Planetário, é preciso adquirir o ingresso da Sabina com acréscimo do Planetário.

Minicursos – Os minicursos de astronomia acontecerão aos finais de semana. As inscrições podem ser feitas por e-mail (sabina@santoandre.sp.gov.br) até quinta-feira (30), enquanto houver vagas para as atividades. Para participar é preciso ter mais de 16 anos. A programação de minicurso começa com o RECONHECIMENTO DO CÉU, que acontece no sábado (2), das 9h30 às 11h30. No domingo (3), das 9h30 às 11h30, acontece o curso ASTEROIDES: AMEAÇAS QUE VEM DO ESPAÇO. No fim de semana seguinte, o minicurso CONFIGURAÇÃO PLANETÁRIA E SUAS OBSERVAÇÕES NO CÉU acontece no sábado (9), das 9h às 12h e na mesma noite, das 18h30 às 19h30, acontece a tradicional OBSERVAÇÃO NOTURNA no Núcleo de Observação do Céu, com destaque da observação com telescópios de Marte e Saturno. No domingo (10),das 9h às 12h, acontece o mini cursoOBSERVAÇÃO DE METEOROS POR VIDEOMONITORAMENTO, ministrado por Carlos Augusto Di Pietro Bella, fundador Rede BRAMON.

Na continuação da programação especial de férias, no sábado (16), das 9h às 11h30, acontece uma programação especial com uma sessão comentada que irá explorar os fatos relacionados a CORRIDA ESPACIAL, seguida da sessão O SURGIMENTO DA ERA ESPACIAL.

No sábado seguinte (23), das 9h30 às 11h30, acontece o minicurso a LUA E SEUS MITOS. Para fechar a programação de cursos, no último sábado (30) de julho, das 9h às 12h, acontece o minicurso ASTRONOMIA DA ANTIGA ROMA de acordo com os registros deixado pelo arquiteto Vitruvius.

Programação de cursos

MINI CURSO 1: Reconhecimento do céu
Com o Prof. Marcos Pedroso, em 03 de julho, sábado, das 9h30 às 11h30.
Local: sala de projeção do Planetário.

MINI CURSO 2: Asteroides: ameaças que vem do espaço
Com a Profa. Ms. Rachel Zuchi, em 04 de julho, domingo, das 9h30 às 11h30.
Local: auditório da Sabina.

MINI CURSO 3: Configuração planetária e suas observações no céu
Com o Prof. Marcos Calil, em 09 de julho, sábado, das 9h às 12h.
Local: sala de projeção do Planetário.

OBSERVAÇÃO DO CÉU NOTURNO
Com a equipe do Núcleo de Observação do Céu, em 09 de julho, sábado, das 18h30 às 19h30.
Local: Núcleo de Observação do Céu.

MINI CURSO 4: Observação de meteoros por videomonitoramento
Com Carlos Augusto Di Pietro Bella (fundador Rede BRAMON), em 10 de julho, domingo, das 9h às 12h.
Local: auditório da Sabina.

SESSÃO COMENTADA: A corrida espacial e a sessão O surgimento da era espacial
Com Juliana Rissaldo e Plinio Negocia, em 16 de julho, sábado, das 9h às 11h30.
Local: sala de projeção do Planetário.

MINI CURSO 5: A Lua e seus mitos
Com a Profa. Marília Rios, em 23 de julho, sábado, das 9h às 11h30.
Local: auditório da Sabina.

MINI CURSO 6: Astronomia da antiga Roma por Vitruvius
Com o Prof. Dr. Marcos Calil, em 30 de julho, sábado, das 9h às 12h.
Local: auditório da Sabina.

SESSÕES SEXTAS, SÁBADOS E DOMINGOS – PROGRAMAÇÃO JULHO 2016

DOIS PEDACINHOS DE VIDRO(seguida de narração ao vivo) - Sextas de julho, às 13h30
Dois estudantes participam de uma star party com diversos telescópios direcionados para o céu noturno. Durante essa bela festa das estrelas, os estudantes utlizam dois pedacinhos de vidro para compreender a história do telescópio, partindo de Galileu, passando pelo Telescópio Espacial Hubble e imaginando como será o futuro da Astronomia Observacional. Venha participar dessa festa das estrelas contemplando planetas, luas, nebulosas, galáxias, e muitos outros objetos celestes que poderão ser apreciados no céu noturno.

ESTRÉIA PARA PÚBLICO
O ABC DAS ESTRELAS(seguida de narração ao vivo) - Sextas de julho, às 16h
Emily, quando contempla as estrelas junto com seu irmão John e sua amiga Mary, observam um belo meteoro e realizam um pedido para viajar até a Lua. Repentinamente as crianças são transportadas a bordo da nave espacial Observer e iniciam uma emocionante viagem pelos planetas do Sistema Solar. Entre os destinos dessa viagem, a nave espacial passa pelo belo solo marciano, pelos anéis de Saturno e até pelo Sol com suas perigosas proeminências. Antes que a nave Observer derreta com o calor do Sol as crianças viajam para o destino tão esperado, a Lua. O ABC das Estrelas é uma sessão de Planetário para crianças e família, que combina uma bela viagem pelos planetas do Sistema Solar e narração ao vivo com informações dos planetas que podem ser observados a olho nu durante esse mês.

O ANIVERSÁRIO DO PINGO- Sábados de julho, às 13h30
Pingo é um menino muito esperto que está completando 10 anos. Impossibilitado de comparecer à festa do neto, o avô de Pingo, que é um astrônomo profissional, lhe envia um presente muito especial: um par de partículas subatômicas que têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas. Desconfiado a princípio, Pingo logo fica amigo do próton (a quem ele chama de Tontão) e do elétron (Lelé). Juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações.

O SURGIMENTO DA ERA ESPACIAL (seguida de narração ao vivo)- Sábados de julho, às 16h
Venha se emocionar com a contemplação de um céu com mais de 6000 estrelas e, ao mesmo tempo, reviver as emoções do lançamento do primeiro satélite artificial Sputnik 1, do primeiro passo na Lua, da montagem da Estação Espacial Internacional e o futuro reservado para as próximas gerações através dos voos turísticos para Marte. Saiba mais sobre os homens e mulheres que enfrentaram os riscos da viagem espacial.

O CÉU DA BANDEIRA DO BRASIL (seguida de narração ao vivo)- Domingos de julho, às 13h30
O Capitão Antares e a Máquina do Tempo levarão a todos para o céu de 15 de novembro de 1889, quando ocorreu a Proclamação da República e as estrelas foram imortalizadas na Bandeira do Brasil. Nessa aventura, serão reconhecidos os estados e as constelações presentes na Bandeira do Brasil. Depois, a Máquina do Tempo fará uma viagem para apresentar o céu da noite atual, mostrando algumas das constelações que podem ser observadas no céu do mês de julho, além de três planetas que podem ser observados a olho nu. Venha se divertir aprendendo com o Capitão Antares e a Máquina do Tempo nessa incrível aventura das estrelas da Bandeira do Brasil. Sessão exclusiva do Planetário e Teatro Digital de Santo André.

O MENSAGEIRO DE MARTE- Domingos de julho, às 16h
Durante séculos, os seres humanos sempre tentaram desvendar os segredos do planeta Marte. Na ficção, na ciência ou na imaginação dos terráqueos, a vida no planeta vermelho é algo possível. A questão é saber que tipo de vida pode existir ou vir a existir em Marte. A observação de Marte e sua laçada quando contemplada no solo terrestre, os diversos nomes que o planeta vermelho recebeu no passado, suas luas Deimos e Phobos, o nascer do Sol observado no solo marciano, as sondas enviadas para Marte e muitos outros fatos são apresentados pelo mensageiro de Marte. Venha descobrir quem é O Mensageiro de Marte e o que ele tem a nos falar sobre o seu planeta. Sessão exclusiva do Planetário e Teatro Digital de Santo André.

SERVIÇOS:
Sabina Escola Parque do Conhecimento – programação de férias
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Funcionamento: de sexta a domingo, das 12 às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h45.
Ingressos: Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Teatro Digital de Santo André - Johannes Kepler pagam R$ 10 (inteira) ou R$ 20 (inteira) para assistir duas sessões. Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente