1 de jun de 2016

Presidente do Grupo de Estudos de Astronomia lança livro ‘Um cavalo sem nome’



(UFSC) Nesta quarta-feira, 1º de junho, às 19h30, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), o engenheiro, astrônomo e presidente do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA), sediado na UFSC, Adolfo Stotz Neto, fará o lançamento do seu livro de contos científicos Um cavalo sem nome, publicado pela editora Pandion. Na ocasião, o autor também apresentará a palestra “A fragilidade e o valor da vida”.

“Um cavalo Sem nome” é um livro de contos baseados em histórias reais vividas pelo autor, além de algumas ficções, onde explica a Ciência de forma poética e fácil de ser compreendida. A obra segue o mesmo estilo do último livro lançado pelo autor – Céu, ilha –, no qual revela ao leitor aspectos do Universo sob a ótica da Astronomia na Ilha de Santa Catarina. Dessa forma é um livro voltado para todo o tipo de leitor, pois não se trata de uma linguagem científica e complexa, mas suave e poética.

Segundo o escritor Paulo Sá Brito a obra “tem o poder de despertar nos leitores uma curiosidade que está sempre latente, porque para nós, leigos, o mundo dos planetas, dos satélites, dos cometas, das galáxias é tão misterioso e enigmático que o consideramos impenetrável. Adolfo, com narrativas recheadas de humor e de humanidade, nos explica e decifra este universo infinito”.

A palestra, que será apresentada na noite do lançamento, remete a um dos contos presente na obra. Tanto no conto “Frágil, muito frágil, mas teimosa” como na palestra, Adolfo Stotz trata do surgimento da vida, da sua fragilidade e de como podemos preservá-la. Para o autor a vida é frágil por si só, independente da ação humana. E ela sempre se renova: antes de nós os dinossauros estiveram aqui, e depois de nós novas espécies habitarão a Terra.

Sobre o autor
Filho de Luis Gonzaga Navarro Stotz e Dilce Zeredo Stotz, Adolfo Stotz Neto nasceu em Curitiba e três dias depois se mudou para Blumenau, onde cresceu. Já em Florianópolis, formou-se Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou como Engenheiro na CELESC e foi o Astrônomo fundador do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA), grupo que preside desde 1985, sediado no Planetário da UFSC. É professor de Astronomia em cursos de extensão da UFSC e conselheiro da Associação Parque Viva a Ciência. Junto aos astrônomos do GEA, percorre Escolas Públicas e Comunidades das várias regiões do estado, com palestras, cursos, sessões de observação do Céu Astronômico, aproximando a Ciência das pessoas usualmente excluídas de tal privilégio. Para Adolfo “Todo mundo tem o direito de olhar, pelo menos uma vez na vida, o céu com um telescópio”.

Serviço:
O quê: Lançamento do livro Um cavalo sem nome e palestra “A fragilidade e o valor da vida”.
Quando: dia 1º de junho de 2016, quarta-feira, às 19h30.
Onde: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
Quanto: O acesso ao evento é gratuito e aberto à comunidade.
Mais informações: www.dac.ufsc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente