9 de jun. de 2016

Projeto mistura Ciência com festa junina


(Diário On Line) No próximo sábado (11), na praça Matriz do município de Santo Antônio do Tauá, nordeste do Estado, às 19h será promovida uma Mostra Científica dentro da programação da festa junina do padroeiro da cidade, Santo Antônio. Será o "casamento" entre Ciência e a tradição junina, com as benções do Santo.

A Mostra Científica terá o apoio da Universidade Federal do Pará, através da Faculdade de Física (FACFIS) com o projeto Física na Praça, do Laboratório de Demonstrações (LABDEMON) e o Núcleo de Astronomia (Nastro).

Na mostra, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Inácio Moura, que fazem parte do projeto Mundiar, apresentarão os brinquedos científicos confeccionados por eles mesmos com sucata e material reaproveitados, além de equipamentos científicos cedidos pela Faculdade de Física, lançamento de foguetes e observação astronômica, tudo como uma forma de difundir e popularizar a ciência entre as pessoa do interior do estado, como uma espécie de letramento científico inseridos no contexto da Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS).

De acordo com o professor Bruno Ricado, o projeto tenta corrigir a distorção série idade, pois todos eles já estão fora da idade escolar adequada, são adultos que pararam seus estudos e depois de um longo tempo resolveram voltar a estudar.

"Acreditamos que a Ciência tem um papel fundamental de emancipar a alma das pessoas", destaca o professor-coordenador do projeto Lúdico de Ensino de Ciências e Engenharia (Plece). A iniciativa, sem fins lucrativos e sem apoio governamental, visa difundir e popularizar a Ciência por meio de "brinquedos científicos" (artefatos tecnológico de Aprendizagem), confeccionados por estudantes das escolas públicas de regiões de periferia.

Para conhecer um pouco mais do projeto, acesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente