3 de jun. de 2016

Semana de Marte: evento traz observação do planeta vermelho

Palestras sobre planetas, estrelas e galáxias serão ministradas pelos astrônomos do Observatório do Valongo, da UFRJ, na próxima semana


(Veja) O Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai realizar a Semana de Marte, um evento gratuito, entre os dias 6 e 11 de junho. O público poderá comparecer ao local para ter palestras com os astrônomos e professores do Observatório, além de poder observar Marte, Júpiter e Saturno por meio de telescópios. Na última segunda-feira (30), o planeta vermelho passou o mais próximo da Terra em 11 anos, a 75 milhões de quilômetros, e permanecerá “visitando” a Terra pelos próximos dias. “Como o planeta vermelho vai estar muito próximo, poderemos observá-lo com mais detalhes durante esse período”, afirma astrônomo Daniel Mello, do Observatório do Valongo.

“Muitas pessoas se interessam por astronomia, mas não possuem conhecimento científico sobre o assunto. A nossa ideia é trazer, de forma simples e correta, a ciência para perto dessas pessoas. Por isso, não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre astronomia – queremos ensinar. É um raro momento em que o público em geral vai poder interagir com os profissionais dessa área”, afirma Mello.

A observação de Marte, Júpiter e Saturno começa às 19 horas no Observatório. “Teremos um telescópio para observar cada objeto. A ideia é que o público faça um revezamento entre os telescópios com a ajuda dos professores, que vão guiar a observação”, explica Mello.

As palestras começam às 18h (com exceção de sábado, que trará uma palestra adicional, às 16h) e, segundo o astrônomo, buscam explicar aspectos sobre planetas, galáxias e estrelas.

No dia 6, o astrônomo e professor associado do Observatório, Gustavo Porto de Mello, dará uma palestra sobre Marte, o planeta que recentemente ficou em oposição ao Sol e está bastante próximo da Terra. Na terça-feira (7) e quinta-feira (9), o astrônomo Daniel Mello irá ministrar a palestra de Planetas Gigantes. Em 8 de junho, a palestra será feita pelo astrônomo Adrian Colucci, que falará sobre Planetas Extrassolares. Na sexta-feira (10), o astrônomo Wagner Marcolino irá palestrar sobre as estrelas e, por fim, no sábado, Gustavo de Mello volta a falar sobre Marte às 16h e, mais tarde, às 18h, Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo do Valongo, irá ensinar sobre as galáxias.

As palestras possuem lotação máxima de 50 pessoas e os interessados devem se inscrever enviando um e-mail para o astrônomo Daniel Mello (mello@astro.ufrj.br), indicando quais dias pretende comparecer. Mello lembra que não serão aceitas inscrições feitas por telefone e que para quem quer realizar apenas as observações, não é necessário se inscrever, basta comparecer no horário indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente