26 de jul. de 2016

Centro de Estudos de Astronomia de Jaú: espaço proporciona conhecimentos científicos para as crianças

População ganha centro de astronomia e a oportunidade de conhecer mais sobre nosso espaço


(Comércio do Jahu) Jaú oferece verdadeira experiência no espaço. No Núcleo de Programas Especiais e Informatização (NPEI) Professora Graciette Ribi Oppermann, funciona o Centro de Estudos de Astronomia de Jaú. O local, inaugurado no dia 25 de junho, proporciona ao público momentos divertidos e lúdicos com o intuito de conhecer os astros.

O coordenador do centro, Francisco Carlos da Silva Guillen, explica que o objetivo do espaço é difundir a astronomia e outras ciências, como física, química e biologia. Os visitantes podem obter esses conhecimentos por meio de painéis informativos, experiências e dinâmicas, como a do funcionamento de um foguete.

No local, há até um meteorito em exposição, cedido por Pedro Aparecido Martines. O primeiro achado desta pedra ocorreu em 1992 no Estado de Goiás. “Desejamos tornar o ensino das ciências mais difundido, de forma lúdica e fácil para os visitantes”, salienta Guillen.

Até 18 de julho, passaram 200 pessoas pelo centro, de várias cidades do País, como Curitiba e Brasília. Escolas que desejarem levar seus alunos podem fazer o agendamento pelo telefone (14) 3626-6323.

Durante o período de férias o espaço estará aberto ao público das 8h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta. O centro está localizado na Rua Aristides Lobo Sobrinho, 125.

Astros
A partir de 1º de agosto o centro passará a atender de segunda a sexta-feira em três horários: 8h30 às 11h, 14h30 às 16h e 18h30 às 21h. À noite, será possível fazer sessões de observações de estrelas e planetas com o auxílio de telescópio, desde que as condições climáticas estejam favoráveis.



Um comentário:

  1. Gostaria de saber se ainda tem esse planetário em Jau e quais horários e dias para visitar.Obrigada!

    ResponderExcluir

Comente