9 de jul de 2016

Professor do Instituto de Física é o novo diretor do Inpe

Ricardo Magnus Osório Galvão foi indicado pelo Ministério da Ciência para presidir o principal órgão civil responsável pelo desenvolvimento das atividades espaciais no País


(USP) O professor Ricardo Magnus Osório Galvão, do Instituto de Física (IF) da USP, foi indicado para presidir o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), principal órgão civil responsável pelo desenvolvimento das atividades espaciais no País.

O nome foi anunciado na última sexta-feira, 1º de julho, pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab. Galvão foi escolhido por meio de lista tríplice, após consulta junto à comunidade acadêmica.

O professor é presidente da Sociedade Brasileira de Física desde julho de 2015. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho da Sociedade Europeia de Física. Coordena o Projeto Temático Núcleo de excelência em física e aplicações de plasmas, apoiado pela Fapesp.

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1969), fez mestrado em Engenharia Elétrica na Unicamp (1972) e se doutorou (1976) na área de Física de Plasmas Aplicada no Massachusetts Institute of Technology. Em 1983, defendeu no IF a tese de livre-docência “Estabilidade Magneto-hidrodinâmica de Configuração de Confinamento Magnético com Simetria Axial” e, desde 1992, ocupa o cargo de professor titular no IF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente