18 de ago. de 2016

Curso de Astronomia Clássica - Bezerros/PE



CURSO DE ASTRONOMIA CLÁSSICA

Começa as aulas de conteúdo na próxima Sexta-feira dia 19/08 das 16 às 18 horas
Matricula R$ 20,00
Valor 3 X R$ 40,00 em TODOS os Cartões ou Carnê
Local do Curso: Sala de Treinamentos do Shopping Bezerros.
Carga Horária: 36 horas
Aulas Semanais
Maiores Informações: WhatsApp (81) - 9 99388792

O curso será ministrado pelo Prof. Astrônomo Audemário Prazeres (36 anos exercendo à Astronomia).

INSCRIÇÕES: Sala da Gerência do Shopping Bezerros. Ou diretamente conosco.
P.S. VOCÊ ESTANDO EM BEZERROS, IREMOS AO SEU ENCONTRO COM O CARNÊ, E MÁQUINA DOS CARTÕES !!!

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM CURSO DE ASTRONOMIA ???
Essa pergunta possui uma variedade enorme de respostas nas quais dependem do ponto de vista de quem nos pergunta. Porém, para nós da Associação Astronômica de Pernambuco - A.A.P., e a Astroideias Treinamentos e Capacitações, a Astronomia serve para o futuro.

Reflita no seguinte:
Nós sabemos que o planeta Terra se mostra por demais impactado com as ações humanas, e a própria humanidade aumenta os índices de natalidade, e diminui os de mortalidade a cada ano. Assim, a Astronomia é a Ciência mais apta para nos informar qual “mundo” podemos migrar e expandir a humanidade.

A Astronomia nos permite filosoficamente adentrar em campos de saber que possuem uma origem comum, e buscam responder a questões fundamentais para a humanidade. Tais como: Como foi o Universo criado? De onde viemos? Existem outras formas de vida inteligente?

Mas, para aqueles (as) que desejam saber mais sobre a importância da Astronomia no seu sentido prático, Veja abaixo alguns exemplos onde essa Ciência foi essencial:

Indústria
• A câmera do iPhone tem um dispositivo de carga acoplada (CCD) - um instrumento que converte o movimento de carga elétrica em um valor digital. Originalmente desenvolvido para a astronomia, o CCD agora é usado na maioria das câmeras, webcams e telefones celulares.

• A linguagem de programação Forth, originalmente desenvolvida para telescópios no Observatório Kitt Peak, agora é usada pela FedEx para rastrear pacotes.

• AT & T usa o IRAF - um software escrito pelo Observatório Nacional de Astronomia Óptica - para analisar sistemas de computador.

• O filme Kodak, criado originalmente por astrônomos que estudam o Sol, é amplamente utilizado pelas indústrias médica e industrial, além de fotógrafos e artistas.

Tecnologia aeroespacial
• Telescópios espaciais têm satélites de defesa avançadas, que requerem tecnologia e hardware idênticos. Satélites GPS confiam em objetos astronômicos - quasares e galáxias distantes - para determinar as posições exatas.

Energia
• A tecnologia adquirida através de raios-X agora é usada para monitorar a fusão nuclear - onde dois núcleos atômicos se combinam para formar um núcleo mais pesado - que pode vir a ser a solução para a energia limpa.

Medicina
• A síntese de abertura - o processo de combinar dados de vários telescópios para produzir uma única imagem - foi desenvolvida pela primeira vez por um astrônomo e agora é usada para várias ferramentas de imagens médicas, incluindo scanners CAT e ressonância magnética.

• Telescópios espaciais são construídos em um ambiente extremamente limpo, a fim de evitar que partículas de poeira obscureçam os espelhos ou instrumentos. Métodos e instrumentos similares são agora usados em hospitais e laboratórios farmacêuticos.

Colaboração Internacional
• A colaboração também inspira a competição. A Corrida Espacial - uma competição entre a União Soviética e os Estados Unidos pela supremacia na exploração espacial - desembarcou Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin na Lua.

• A astronomia é um esforço colaborativo. Em 1887, astrônomos de todo o mundo juntaram suas imagens de telescópio, a fim de criar o primeiro mapa de todo o céu. Hoje, os astrônomos viajam ao redor do mundo para assistir a conferências, aprender uns com os outros, e utilizam telescópios de outros países ou colaboração de países.

Nosso dia-a-dia
• Aeroportos utilizam os avanços na tecnologia desenvolvida para a astronomia. A tecnologia criada para observatórios de raios-X é usada em cintos de bagagem. Um cromatógrafo a gás - um instrumento concebido para uma missão a Marte - é usado para analisar a bagagem em busca de explosivos.

• O livro “Uma Breve História do Tempo”, escrito por Stephen Hawking, já vendeu mais de 10 milhões de cópias. A série de televisão de Carl Sagan “Cosmos: Uma Viagem Pessoal” foi assistida em mais de 60 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente