3 de ago. de 2016

NEPA e APA realizarão curso de Introdução à Radioastronomia

As inscrições são realizadas por meio de formulário eletrônico até sexta-feira (05)




(IFPB) O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA) do Campus João Pessoa e a Associação Paraibana de Astronomia (APA) estão com inscrições abertas para o curso de Introdução à Radioastronomia, no laboratório de Física do Campus. As inscrições estão sendo realizadas por meio de formulário eletrônico, disponível neste link e vão até a próxima sexta-feira (05).

As aulas terão início na próxima segunda-feira (08), e serão ministradas durante as segundas e quartas do mês de agosto, com duração de uma hora em cada encontro, das 18h30 às 19h30.

A oficina será ministrada pelo especialista no ensino de Astronomia e membro da APA, Paulo Vamberto Patrício de Aquino, e tem como principais objetivos ensinar a construir e operar um radiotelescópio solar e a interpretar os eventos ocorridos no sol.

O espectro eletromagnético e a propagação das ondas de rádio de baixa frequência (VLF); Antenas para baixas frequências; Rádio receptor por software para ondas de baixa frequência. Configuração e operação; O Sol: ciclos, manchas, emissões eletromagnéticas; e Interpretação dos dados recebidos e comparação com referenciais científicos internacionais são os assuntos abordados no conteúdo programático do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente