29 de ago. de 2016

Oportunidade de Doutorado no Observatório do Valongo - Rio de Janeiro/RJ



Anunciamos a abertura de uma vaga de doutorado no Programa de Pós-Graduação no Observatório do Valongo (PPG-OV), UFRJ. Nosso instituto realiza pesquisas em cinco linhas principais: (1) Astrofísica de Altas Energias, Extragaláctica e Cosmologia, (2) Astrofísica Estelar, (3) Astrofísica Galáctica e Meio Interestelar, (4) Astroquímica e Astrobiologia e (5) Astronomia de Posição e Sistemas Planetários. A lista de projetos de pesquisa em curso, com docentes participantes, pode ser encontrada em http://www.ov.ufrj.br/pesquisaeprojetos/ . O aprovado deve começar seus estudos em Outubro de 2016, impreterivelmente.

Interessados devem submeter eletronicamente os seguintes documentos:

- Projeto de pesquisa a ser desenvolvido na instituição sob a orientação de um membro do corpo docente, de até 10 páginas.
- Formulário de inscrição devidamente preenchido. O formulário de inscrição está disponível em: http://www.ov.ufrj.br/wp-content/uploads/2016/04/Ficha-de-Inscri%C3%A7%C3%A3o.pdf
- Carta assinada solicitando a inscrição e contendo a motivação da(o) candidata(o) para dirigir­-se a este Programa de Pós­-graduação (formato livre);
- Cópia de documento de identidade e CPF, ou passaporte (se estrangeira(o));
- Currículo Lattes;
- Um retrato 3x4;
- Cópia do diploma ou atestado de conclusão do curso de mestrado (em astronomia ou áreas afins), ou cópia do diploma de graduação (em astronomia ou áreas afins) e declaração de justificativa detalhada com comprovada aptidão para alunos que desejem cursar o doutorado sem haver concluído o mestrado;
- Históricos escolares dos cursos de graduação e de mestrado. Estes históricos devem ser completos, incluindo eventuais reprovações.

Os documentos devem ser enviados por email para pg@astro.ufrj.br até o dia 23/09/2016. A seleção será realizada entre os dias 26/09 e 30/09 e consistirá de avaliação da documentação, entrevista (que pode ser feita remotamente via teleconferência). O candidato aprovado deverá também comprovar proficiência em língua inglesa ou realizar um exame de proficiência em língua inglesa no início de Outubro.

Para maiores informações, favor acessar a homepage do PPG-OV (http://www.ov.ufrj.br/posgraduacao/), ou entrar em contato através do email pg@astro.ufrj.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente