28 de set de 2016

Inpe promoverá atividades da SNCT 2016 em parque de São José dos Campos

O evento será realizado de 17 a 23 de outubro

(INPE/JC) De 17 a 23 de outubro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) promoverá atividades de divulgação científica no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016. Parte da programação será no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos (SP).

Com o objetivo de popularizar a ciência e mostrar a relevância da tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Brasil, a SNCT é realizada em todo o País sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A 13ª edição traz o tema “Ciência alimentando o Brasil”.

O Inpe desenvolve tecnologias, pesquisas e aplicações em áreas como sensoriamento remoto por satélites, meteorologia, mudanças ambientais globais, entre muitas outras, que são fundamentais para a produção de alimentos e, também, para saciar a fome de conhecimento da sociedade.

Inpe no Vicentina Aranha
A exposição “Acessar o espaço para cuidar da Terra”, com imagens do satélite sino-brasileiro CBERS, poderá ser vista no Pavilhão Marina Crespi do Espaço Ciência no Parque.

Haverá palestras sobre a distribuição gratuita de imagens de satélites e a oferta de produtos e serviços meteorológicos para a sociedade, além de uma sessão de observação dos astros com telescópio portátil.

Estão ainda programadas apresentações sobre temas como “Astrobiologia: a vida no contexto cósmico”, “Introdução à Astrofísica”, “Estrelas binárias – Por que elas são tão importantes para a astronomia” e “Como Receber Sinais de Picosatélites Usando Tecnologia SDR (Rádio Definido por Software)?”.

Outra atração será a Oficina de Cubesats (sensores, atuadores e aprendendo eletrônica com cubesats), voltada a estudantes a partir do Ensino Fundamental II.

Em breve será lançado um hotsite sobre o “Inpe na SNCT 2016″, trazendo a programação completa, informações sobre datas e horários, bem como os contatos para agendamento de grupos interessados em participar das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente