30 de set de 2016

O átomo do átomo

(Agência FAPESP)  “O átomo do átomo” será o tema do Papos de Física do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) no dia 6 de outubro de 2016.

O seminário será ministrado pelo professor Ricardo D'Elia Matheus, do Instituto de Física Teórica da Unesp.

“Os antigos filósofos gregos cunharam a palavra ‘átomo’ para descrever uma ideia relativamente simples: se quebrássemos qualquer material em pedaços cada vez menores chegaríamos, cedo ou tarde, a um bloco fundamental indivisível, o átomo”, diz Matheus. “Aquilo que chamamos de átomo hoje em dia não é bem assim, indivisível, mas será que existe algo que o seja? O que há dentro da matéria? Como anda a busca pelo ‘átomo’ dos filósofos?”.

A palestra será no Laundry Deluxe, rua da Consolação, 2.937, Cerqueira César, São Paulo. Não há necessidade de inscrição.

Evento de divulgação científica idealizado pelo ICTP-SAIFR, a série Papos de Física é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre assuntos instigantes e as mais recentes descobertas científicas na área de Física. Com conteúdo acessível ao público, os seminários proporcionam debates estimulantes sobre tópicos de física com quem faz física.

O último tema do ano será "Neutrinos: de Quimeras a Ases do Universo" (1º/12). Em 6 de novembro, haverá uma edição especial, com David Gross, Nobel de Física de 2004, no IFT-Unesp. Os interessados podem se inscrever em www.ictp-saifr.org/fifth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente