3 de out. de 2016

7a. SEASE - Semana de Astronomia de Sergipe - São Cristóvão e Aracaju/SE


A 7ª SEMANA DE ASTRONOMIA DE SERGIPE – VII SEASE, será realizado em São Cristóvão e Aracaju – SE, nos dias 30 de novembro a 3 de Dezembro de 2016. A abertura será no dia 30 de Novembro no Auditório da Didática VI da Universidade Federal de Sergipe. No dia 3 de Dezembro as atividades finalizam com visita ao planetário da CCTECA (atividade extra).

A primeira Semana de Astronomia de Sergipe (I SEASE) ocorreu no período de 30 de Novembro a 3 de Dezembro de 2010, na cidade de Aracaju, na Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA – Galileu Galilei), no estado de Sergipe. Já a última edição, a Sexta Semana de Astronomia de Sergipe (VI SEASE) foi realizada em São Cristóvão/SE e Aracaju/SE, nos dias 29 de Novembro a 04 de Dezembro de 2015, na universidade Federal de Sergipe (UFS) e na Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA – Galileu Galilei).

A “Semana SEASE” surgiu com o objetivo de homenagear o “dia do Astrônomo”, 2 de Dezembro, a data coincide com o aniversário do imperador Dom Pedro II, que era um conhecido incentivador da Astronomia, além disso, é aniversário do Prof. Augusto Cesar, sócio fundador da Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (SEASE). O objetivo da “Semana SEASE” é integrar os grupos de astronomia e desenvolver ações que visem à popularização, o ensino e a pesquisa em Astronomia em Sergipe. A carência nesta região, em relação a esta ciência, é conhecida por todos. Os grupos de Astronomia são, em muitos casos, os únicos organismos com os quais a sociedade pode contar para sua difusão. Mas a atuação dos grupos sem apoio institucional tem um alcance bastante limitado. Por isso, os encontros objetivam também, estreitar os laços entre as associações de astronomia e as instituições que tenham a finalidade de promover a educação e a cultura.

O conhecimento da astronomia já é previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental que tratam das ciências naturais. Afirma-se que a grande variedade de conteúdos teóricos das disciplinas científicas, entre elas, a astronomia, deve ser considerada pelo professor em seu planejamento. Tal conteúdo é requisito para o ensino médio no tocante a um dos temas estruturadores que trata do universo, terra e vida. A Astronomia possui natureza multidisciplinar o que permite a integração dos diversos campos do conhecimento.

Em eventos da natureza da SEASE, temos sempre a oportunidade de expor tanto temas voltados ao ensino de astronomia, observações astronômicas no dia a dia e também temas contemporâneos de interesse mais geral como, por exemplo, exoplanetas.

O encontro entre os astrônomos amadores, profissionais e entusiastas, permite também a troca de experiências didáticas enriquecedoras que poderão ser aplicadas no sistema de ensino publico, seja ele municipal, estadual ou federal, assim como, no privado. Estas associações são um esteio para divulgação da ciência Astronomia nos estados, isto porque, a especificidade dos temas de Astronomia foge ao domínio da maioria dos docentes, não só em nossa região, mas em todo o Brasil.

O objetivo da SEASE é promover um momento de formação, reciclagem, geração e divulgação de conhecimentos em Astronomia a partir da integração entre os grupos de Astronomia de Sergipe, professores e alunos de ciências do ensino fundamental e médio, estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores, e também pessoas interessadas em Astronomia de forma geral. Tal integração visa divulgar projetos de ensino e pesquisa em Astronomia e ampliar suas ações.

As etapas do evento se dará através de palestras com as pessoas convidadas ligadas à ciência da Astronomia, apresentações orais, será realizada também sessões no planetário da CCTECA, durante a Semana serão realizadas diversas observações (solares e noturnas) com telescópios.

SOBRE AS INSCRIÇÕES:

(Informações em breve!)

Outras Informações:

Página do Evento no Facebook: https://www.facebook.com/SemanaSEASE
Página da SEASE no Facebook: https://www.facebook.com/seaseastronomia
Site: http://sease.org.br/

Contato: Email: sease_astronomia@yahoo.com.br
http://sease.org.br/vii-sease-2016/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente