5 de out. de 2016

A descoberta dos raios X e os avanços técnico-científicos da civilização moderna



(Agência FAPESP)  “A descoberta dos raios X e os avanços técnico-científicos da civilização moderna” será o tema do Colóquio do Instituto de Física da USP no dia 6 de outubro de 2016, às 16 horas.

O palestrante será o professor Sérgio Luís Morelhão, do Departamento de Física Aplicada.

Segundo o pesquisador, o uso da radiação X foi fator determinante para avanços na Ciência dos Materiais e Medicina. “O espalhamento dos raios X por conjuntos de átomos trouxe ao homem o conhecimento da estrutura atômica da matéria, enquanto que a pouca absorção dos raios X pelos tecidos moles do corpo humano permitiu os primeiros exames clínicos não invasivos, ainda muito utilizados em hospitais e centros de saúde”, disse.

“Nos dias atuais, a física dos raios X tem sido explorada nos seus limites. Novas fontes de radiação com alto fluxo e propriedades de coerência oferecem possibilidades inéditas em técnicas de microscopia. A variedade de materiais oriundos da nanotecnologia requer novos métodos capazes de analisar o espalhamento dos raios X por estruturas com poucas centenas de átomos”, disse.

Na palestra, Morelhão apresentará avanços relacionados aos raios X, responsáveis por vários prêmios Nobel em Física, Química e Medicina, bem como resultados de pesquisas na área.

O evento é gratuito e ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes, rua do Matão, 1.371, travessa R. Haverá transmissão ao vivo pelo endereço www.iptv.usp.br.

Mais informações: http://portal.if.usp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente