20 de out. de 2016

Jovens iniciam campanha de plantio no MAST

Alunos da Escola Municipal São Paulo plantaram as primeiras árvores. Visitantes poderão doar e plantar mudas no campus da instituição.



Cerca de 50 alunos da Escola Municipal São Paulo realizaram, nesta terça-feira, 18 de outubro, a primeira ação de plantio de árvores da campanha "Campus Verde". Promovida em conjunto pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório Nacional (ON), a iniciativa pretende revegetar o Campus compartilhado pelas duas instituições, uma área de 42 mil m² que abriga o maior conjunto arquitetônico para astronomia da América Latina. Visitantes poderão doar e plantar mudas no local. O MAST fica na Rua General Bruce, 586, em São Cristovão -RJ. A entrada é gratuita.

Serão plantadas 70 novas mudas entre árvores frutíferas, não frutíferas e arbustos, como goiabeiras, pitangueiras e palmeiras. As espécies foram definidas no Projeto Urbanístico e Paisagístico do Campus ON-MAST. No site da campanha, estão disponíveis instruções sobre como participar. As próximas ações de plantio acontecem na quinta-feira, dia 20, e domingo, dia 23.

Evelyn Ferreira, de 13 anos, foi uma das estudantes que colocaram as mãos na terra para participar do cultivo. "Eu gosto muito de plantas. Minha avó tem um quintal e eu sempre ajudo a manter ele bonito. As árvores são muito importantes para o nosso planeta", diz.

A cerimônia de lançamento contou com a participação de Heloísa Bertol, Diretora do MAST, João dos Anjos, diretor do ON, e Ana Alfaia, representante do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, instituição parceira da iniciativa. Durante o evento, foi realizada uma homenagem a Ronaldo de Almeida, pesquisador do MAST que desde o final da década de 1980 se dedica à divulgação científica. Ronaldo é o criador do "Brincando com a Ciência", programa lançado em 1988 que apresenta princípios científicos de forma descontraída para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade. A partir de materiais normalmente disponíveis em casa, como garrafas PET, tubos de caneta e bolas de gude, são construídos os mais diversos experimentos, entre eles a rolha automática e os pêndulos dançarinos. Promovida até hoje no MAST, a atividade é voltada para toda família.

O lançamento da campanha faz parte da programação do Museu de Astronomia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 17 a 23 de outubro.

O conjunto arquitetônico e paisagístico ON-MAST foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1986, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC, em 1987.

Visite o site da campanha e saiba como participar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente