3 de out. de 2016

O céu do mês - outubro de 2016


(Sky and Observers) Caro Leitor, Chegamos ao mês de outubro nessa tarefa agradável e de muita responsabilidade que é auxiliar nosso querido Antônio Rosa Campos em manter atualizadas as publicações do céu do mês. Confesso a todos que tem sido uma fonte de muito aprendizado. A cada mês, durante as pesquisas para colher informações que sejam relevantes, mais e mais eu vou me apaixonando por esta ciência fantástica que é a astronomia. Infelizmente, o mês de outubro chega sem eventos mais espetaculares como eclipses ou a presença de um grande cometa. Porém nunca saberemos o que o céu guarda de surpresa para nós, meros mortais.

Mesmo assim, dentro dos eventos os quais temos alguma previsibilidade, o mês de outubro também pode nos manter muito tempo com os nossos telescópios, binóculos e olhos direcionados para cima.

Dentre os diversos eventos desse mês gostaria de destacar a oposição do planeta anão Ceres. Vale a pena acessar o post específico para este evento e acompanhar o deslocamento de Ceres através das estrelas da constelação de Cetus, a Baleia.

Outro objeto, que vale a pena procurar um céu ideal para observar, é a estrela dupla Zeta Reticuli, descrita na constelação deste mês. É uma das pouquíssimas estrelas duplas possíveis de se observar as duas componentes do sistema a olho nu. Confesso a todos os leitores que está eu não conhecia.


----
E mais:
- O asteroide (60) Echo em 2016!
- Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu: o que estamos aprendendo? Setembro 2016

----
Efemérides astronômicas: de 01 a 10 de outubro de 2016 (O Guardador de Estrelas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente