4 de nov. de 2016

Observatório da UNESP promove o evento "Astronomia para a Comunidade: Tempestades no Sistema Solar"



Tempestades com ventos de altíssimas velocidades são registradas em alguns dos planetas do Sistema Solar, inclusive a Terra. Como se formam os tornados? Como se proteger deles? Como são as tempestades em outros planetas? Como as tempestades que ocorrem no Sol podem influenciar nossa vida aqui na Terra? Quais prejuízos podem ser causados às telecomunicações quando a Terra é atingida por um “vento” solar de alto impacto? O que as radiocomunicações têm a ver com a Astronomia?

Estas questões serão respondidas durante a palestra: “Tempestades no Sistema Solar”, ministrada por 4 professores: Profa. Dra. Marta Pereira Llopart (do Curso de Meteorologia UNESP), Profa. Dra. Maria de Souza Custódio (do Curso de Meteorologia UNESP), MSc. Demilson de Assis Quintão (do IPMet) e Prof. Dr. Rodolfo Langhi.

Telescópios serão montados para a observação do céu, principalmente a Lua e o planeta Saturno, além de reconhecimento de constelações a olho nu e atividades lúdicas infantis.

Participe você e sua família!

ATENÇÃO!!! O local e o horário de atendimento serão diferentes do costumeiro!!!

Montaremos os telescópios no campus da UNESP, próximo à Portaria 1, e o atendimento começará a partir das 20:00 do dia 05 de novembro de 2016 (sábado).

A palestra será ministrada apenas uma única vez às 20:30 no Auditório Adriana Chaves (na Central de salas de aulas, próxima à Portaria 1).

LEMBRE-SE: Nesta vez, as atividades de observação do céu e a palestra não ocorrerão no IPMet.

A entrada é franca e as observações do céu dependem das condições atmosféricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente