9 de nov. de 2016

Planetário divulga programação de novembro

Nos dias 11 e 12, o Planetário realiza programação especial em comemoração do seu aniversário e dos 50 anos do eclipse solar total de 1966



(UFRGS) Para comemorar os 44 anos do Planetário Professor José Baptista Pereira e os 50 anos do eclipse solar total, o Planetário e Observatório Astronômico da UFRGS promovem atividades especial. Na sexta-feira, dia 11, às 19h30 ocorre a palestra e sessão ao vivo na cúpula do Planetário: Os 50 anos do eclipse solar de 1966. Nesse ano, a praia do Cassino sediou o Projeto Eclipse, de onde foram lançados foguetes pela NASA para realização de experimentos durante o eclipse. A entrada é gratuita.

No sábado, dia 12, a oficina Observação com segurança das manchas solares. A atividade acontece em duas etapas, a primeira explicará os fenômenos envolvidos, e a segunda a montagem do equipamento para observação por projeção e com telescópios e a observação das manchas solares. A oficina gratuita ocorre na sala multimeios, das 9h às 12h, do Planetário (Prédio 22.101, Av. Ipiranga, 2000). As inscrições são realizadas através de formulário na internet. Há limite de 50 vagas.

Programação nos domingos
Nos domingos de novembro, o planetário realiza sessões para crianças e adultos. Para participar, é necessário levar um quilo de alimento não perecível e chegar com antecedência, pois não é permitida a entrada na sala de projeção após o início da sessão.

Infantil
Domingos – dias 13, 20 e 27 – 16h

Sou parecido com as estrelas

Duração: 50min.

Nome, idade, tamanho não são particularidades apenas dos seres da Terra. As habitantes do céu também têm sua própria cor, nomes estranhos e são consideradas jovens, mesmo que tenham milhares de anos. Vivem solitárias ou em grupos e podem ser gigantes, como Aldebaran, amarelas, como o Sol, ou velhas, como as anãs brancas. Observadas por árabes, gregos, indígenas, os homens sempre mantiveram uma comunicação com elas. Mas só as crianças ainda conhecem este segredo do céu: o caminho que leva às estrelas.

Adulto
Domingos – dias 13, 20 e 27 – 18h

A um passo de Júpiter

Duração: 35min.

A superfície marciana é a base de lançamento da nave-fantasia que leva os passageiros ao gigante do Sistema Solar. Suas nuvens coloridas e densa atmosfera são atrações da viagem, que apresenta também os hipotéticos habitantes que sobreviveriam no mundo gasoso de Júpiter.

Mais informações sobre as atividades no site do planetário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente