25 de nov. de 2016

SBPC define tema da próxima Reunião Anual

(JC) “Inovação – Diversidade – Transformações” é o tema escolhido para a 69a Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 16 a 22 de julho de 2017, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG).

A presidente da Comissão Local da 69a RA, Sandra Regina Goulart Almeida, explicou a importância do tema do evento, durante a reunião da Comissão de Programação Científica, realizada no dia 30 de setembro, em São Paulo. “A questão da inovação é muito importante, porque ela traz transformação para a sociedade. E este é o papel que a universidade tem para todo o País. A inovação está relacionada à diversidade para transformações”, disse.

“A questão da inovação, no tema vai além do produto, pois há também uma inovação social. Quando a gente fala de diversidade, é no sentido de tolerância, dentre elas, religiosa, étnica. E tudo isso leva a transformações”, também comentou a secretária-geral da SBPC, Claudia Masini d’Avila-Levy.

Levy explica que já nesta reunião de setembro, que contou com a participação de um grupo de professores de diversas áreas da educação, os participantes elencaram assuntos importantes e que estarão presentes nas discussões da 69a RA. “Têm assuntos que não podem ficar de fora, como, por exemplo, a Reforma da Educação e a Escola Sem Partido. Também foi abordado que é necessário discutir a Ciência Básica para alimentar a inovação”, explica.

A secretária-geral da SBPC disse ainda que a importância dos aquíferos também foi citada e deve fazer parte das discussões da 69a RA, já que a crise hídrica é um problema que vem crescendo em todas as regiões do País. “As reservas de gás xisto e o petróleo também foram citados e devem ancorar discussões no evento. Biodiversidade, associada à discussão de legislação (regulamentação do patrimônio genético) e a questão do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), também estarão presentes na programação do evento”.

Definições
Durante a reunião, os participantes também discutiram os planos para minicursos, mesas-redondas, sessões especiais, conferências, SBPC Educação e SBPC Indígena.

O encontro ainda definiu mudanças para a Reunião de 2017. Ao contrário de outros anos, algumas atividades da programação sênior serão realizadas no período noturno. A iniciativa foi pensada para que os alunos que trabalham durante o dia possam participar do evento. As sociedades científicas associadas têm até o dia 02 de dezembro para cadastrarem suas propostas para compor a programação do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente