4 de nov. de 2016

Unesco divulga Relatório Final do Ano Internacional da Luz

O Ano Internacional da Luz foi celebrado em 2015, por decisão da ONU, tendo como tema as tecnologias associadas à luz e o desenvolvimento sustentável

(JC) O Ano Internacional da Luz 2015 (International Year of Light and Light-based Technologies 2015, em inglês) foi declarado na Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2013. Sob liderança da Unesco, a IYL 2015 reuniu centenas de parceiros nacionais e internacionais para conscientização da importância da ciência e tecnologia relacionadas à luz, como desenvolvimento sustentável, energia, educação, mudança climática e saúde.

O IYL 2015 fez com que 13 mil eventos ocorressem com impacto que alcançou 147 países. A diversidade dos eventos foi notável. A Cerimônia de Abertura em Paris, em janeiro de 2015, definiu o cenário, e durante todo o ano vimos atividades que incluíam: educação e divulgação para estudantes e o público; workshops de especialistas em ciência e indústria; fóruns sobre o desenvolvimento histórico da ciência; conferências sobre desenvolvimento sustentável; festivais e mostras públicos de luz; trabalhos artísticos, musicais e literários.

“O Brasil contribuiu com cerca de 3.000 atividades, aproximadamente 22% das 13.168 atividades realizadas no mundo, tendo sido o país com mais atividades registradas [como aconteceu também no Ano Internacional da Astronomia (2009) e no da Química (2011)] em função das atividades da SBPC (em particular da 67ª Reunião Anual em São Carlos) e da Semana Nacional de C&T, que teve também a luz como tema”, comenta Ildeu Moreira, vice-presidente da SBPC.

Leia o relatório na íntegra, em inglês: http://www.light2015.org/Home/About/IYL-Final-Report.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente