12 de dez. de 2016

Está no ensino médio e quer conhecer o CERN? Essa é a sua oportunidade!

Competição Beamline for Schools leva estudantes do ensino médio de todo o mundo para realizar um experimento no CERN


(Sprace) Se você é um aluno do ensino médio com mais de 16 anos, pode se inscrever, a partir de agora, na quarta edição da Beamline for Schools - uma competição que leva os vencedores para uma viagem de 10-12 dias para a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), na fronteira entre Suíça e França. Para participar, é preciso pensar em um experimento que possa ser realizado com um feixe de partículas. As duas melhores ideias terão a oportunidade de serem executadas no próprio CERN, com viagem, transporte local, acomodação e refeições pagos para todos os integrantes dos times vencedores.

As equipes precisam ser formadas por, no mínimo, cinco estudantes e um professor. Embora não haja um número máximo de participantes por equipe, no máximo 9 alunos, e um ou dois professores, poderão viajar ao CERN. Os times podem ser formados por estudantes de uma mesma escola ou de escolas diferentes.

Para saber mais sobre a competição, veja instruções, em português, aqui.

“Não tem certeza se deve se candidatar? Não tenha medo: uma ideia inteligente é tudo que você precisa para entrar na competição”, ressalta o site do CERN.

Em edições anteriores, as equipes vencedoras já estudaram a forma pelo qual calcário absorve múons, utilizando técnicas de tomografia, e já testaram a teoria da Relatividade Especial analisando a taxa de decaimento de píons. Caso queira saber mais e se inspirar, veja outros exemplos de experimentos selecionados aqui.

Para participar
Para participar da competição, os alunos precisam trabalhar juntos para criar uma proposta de experimento em duas etapas:

1. Uma proposta escrita, de até 1000 palavras - que pode incluir diagramas e figuras – respondendo às seguintes perguntas:

- Por que você quer ir ao CERN?

- O que você espera aprender com essa experiência?

- Como você pretende utilizar o feixe de partículas em seu experimento?

2. Um vídeo de 1 minuto que resume sua proposta escrita de uma maneira criativa e divertida, e apresenta os membros de sua equipe.

As propostas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

- A viabilidade do experimento;

- Sua habilidade de seguir o método científico;

- Sua motivação: por que você quer ir ao CERN?

- A criatividade do experimento e o vídeo de 1 minuto.

Para enviar sua ideia, acesse o site oficial da competição. O prazo final para inscrições é dia 31 de março de 2017. Os vencedores serão notificados em junho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente