30 de dez. de 2016

Planetário da Gávea oferece programação especial em janeiro


As férias escolares estão a todo vapor e, para atender ao público infantil e suas famílias, o Planetário da Gávea preparou uma programação especial durante o mês de janeiro. A partir do dia 3, os visitantes do Planetário da Gávea poderão participar das Sessões de Cúpula também durante a semana. Comumente oferecidas aos sábados, domingos e feriados, as sessões acontecerão de terça a domingo, às 15h, 16h e 17h.

O público poderá filmes assistir aos filmes em cartaz: A Janela Mágica, O Aniversário do Pingo, Uma Aventura no Planetário e O Céu: Histórias e Estrelas. Os três primeiros são animações direcionadas ao público infantil de 6 a 11 anos. Já o último, que é uma espécie de documentário, é indicado ao público a partir de 12 anos.

Os filmes acontecerão na cúpula Galileu Galilei, reformada em 2011. O espaço proporciona aos visitantes uma experiência de imersão, por meio de uma moderna tecnologia de projeção, realizada em formato 100% digital fulldome. Equipada com modernos projetores, a cúpula oferece ao público conforto e uma incrível experiência de contato com a Astronomia.

Além das Sessões, o público poderá visitar o Museu do Universo, de terça a domingo, das 14h30 às 17h. O espaço abriga cerca de 60 experimentos interativos, divididos entre astronomia fundamental, astrofísica e nave-escola. Os equipamentos ensinam, de maneira lúdica, sobre as fases da Lua, estações do ano, marés, observações telescópicas, sol, desenvolvimentos científicos e tecnológicos na Astronomia, além de personalidades da área e cosmologia.

A exposição “Expoluz” conta, em três painéis, toda trajetória da luz e a importância dessa onda eletromagnética para a humanidade. Já “O Universo Deslumbrante”, criada em homenagem aos 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO), traz belíssimas imagens sobre descobertas fascinantes do espaço, bem como os grandiosos equipamentos que permitiram o aprofundamento do conhecimento astronômico.

Aqueles que gostam de olhar para as estrelas têm um dia especial para marcar no calendário. Às quartas-feiras, a partir das 19h30, acontece a Observação do Céu. A atividade permite ao público admirar o céu de uma maneira diferente: através de telescópios e na companhia dos astrônomos do Planetário, que orientam a observação e tiram dúvidas. É importante lembrar que o projeto acontece somente quando o tempo estiver limpo, ou seja, sem a presença de nuvens e/ou chuva. A atividade é gratuita.

Mais informações pelo telefone (21) 2088-0536

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente