19 de dez. de 2016

Verão começa no dia 21 de dezembro às 8h44min

Pesquisadora do Observatório Nacional revela algumas curiosidades sobre a estação

(Target) O verão desse ano começa no próximo domingo, dia 21 dezembro, às 8h44min (horário de Brasília), quando ocorre o solstício de verão - o dia mais longo do ano. "O início das estações é definido pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e pela inclinação do eixo de rotação da Terra", explica a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da Coordenação de Pesquisa em Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

Na Astronomia é comum nós olharmos o movimento dos astros do ponto de vista da Terra, usando sistemas de referências chamados geocêntricos. Em um desses sistemas de referência usamos a extensão do equador terrestre como equador celeste. Assim, o Sol em seu movimento anual cruza esse equador celeste em duas vezes no ano, quando ocorrem os equinócios; e, está em seu ponto mais distante do equador celeste em duas vezes no ano, quando ocorrem os solstícios. É como se o Sol, chegando a seu ponto mais distante, fizesse uma parada para retornar, por isso a palavra: solstício que vem do latim “sol” + “sistere”, que significa “ficar imóvel”. No próximo dia 21, às 8h44min o Sol vai atingir o seu ponto mais distante do equador celeste no hemisfério sul celeste, marcando o início do verão no hemisfério sul e o início do inverno no hemisfério norte.

Isso está relacionado à forma como os raios solares atingem a superfície da Terra e a causa é a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano de órbita. Agora durante o verão os raios solares vão atingir mais diretamente o hemisfério sul e assim os dias serão maiores do que as noites.

Isso ocorre porque o nosso ano civil não é igual ao período de translação da Terra – aproximadamente 365 dias e 6 horas, ou precisamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,08 segundos. A cada quatro anos, ocorre o ano bissexto, com 366 dias para compensar essa defasagem. Assim, pode-se observar que o instante do início da estação vai aumentando de cerca de 6h de um ano para outro, mas com o bissexto esse horário volta a ser próximo do que era no ano bissexto anterior, como em um ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente