16 de dez de 2016

Xavier Barcons nomeado próximo Diretor Geral do ESO

O Conselho do ESO nomeou Xavier Barcons, de 57 anos de idade, como novo Diretor Geral do ESO. Barcons assumirá o cargo em 1 de setembro de 2017, quando Tim de Zeeuw, o atual Diretor Geral, terminar o seu mandato.



(ESO) “Em nome do Conselho, é com enorme prazer que nomeio Xavier Barcons como sucessor de Tim de Zeeuw no cargo de Diretor Geral,” disse Patrick Roche, Presidente do Conselho do ESO. "Xavier está idealmente colocado para liderar o desenvolvimento futuro da organização na próxima fase do seu programa, incluindo a construção do European Extremely Large Telescope, o telescópio mais poderoso e ambicioso do seu tipo. Agradecemos a Tim de Zeeuw a sua liderança exemplar do ESO durante uma década notável de sucessos, a qual estabeleceu firmemente o ESO como observatório astronômico líder mundial."

O professor Xavier Barcons é espanhol e tem tido uma carreira notável, tanto no mundo acadêmico como em política científica. É também bem conhecido no ESO devido ao seu mandato de sucesso como Presidente do Conselho, cargo que ocupou de 2012 a 2014, um período que incluiu a aprovação do Programa do E-ELT e o início da Fase 1 da construção deste telescópio. Foi também um membro ativo e presidente de muitos comitês do ESO, mais recentemente tendo ocupado o lugar de Presidente do Comitê de Programas de Observação.

Tim de Zeeuw comenta: “Estou muito contente por entregar o testemunho ao Xavier, com quem tive o grande prazer de trabalhar em estreita colaboração durante muitos anos. O alcance do programa do ESO tem-se expandido imensamente, avizinhando-se o seu futuro promissor — o ALMA continua a produzir ciência fascinante, o E-ELT está sendo construído e novos projetos, assim como novos Estados Membros, perfilam-se no horizonte. Existem sem dúvida muitos desafios futuros e não consigo pensar em pessoa melhor para levar este navio a bom porto do que o Xavier!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente