8 de fev. de 2017

CNPq abre período de inscrições para interessados em concorrer ao Prêmio José Reis de Divulgação Científica

Neste ano, a categoria premiada será Jornalista em Ciência e Tecnologia. Submissões devem ser enviadas à comissão julgadora, via Correios, até o dia 17 de abril. Láurea homenageia o médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis.

(CNPQ/MCTI) Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2017. Na 37ª edição, será laureado um jornalista profissional de destaque na difusão da ciência, tecnologia e inovação nos meios de comunicação de massa. O prazo final para submissão de candidaturas é 17 de abril.

As inscrições devem ser enviadas via Correios ao CNPq – Serviço de Prêmios. A documentação necessária inclui ficha de inscrição, justificativa que evidencie a contribuição do candidato à divulgação da ciência, tecnologia e inovação e a apresentação dos trabalhos mais importantes.

O vencedor receberá R$ 20 mil em dinheiro e diploma, além de ganhar uma viagem para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho. O evento acontecerá em Belo Horizonte (MG).

A premiação
Instituído em 1978, o prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que teve grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no Brasil. Ele foi um dos fundadores da SBPC e da revista Ciência e Cultura. Além disso, manteve, por 55 anos, uma coluna no jornal Folha de S. Paulo.

Anualmente, é escolhido um nome em uma das três categorias, que se revezam: Jornalista em Ciência e Tecnologia; Instituição e Veículo de Comunicação; e Pesquisador e Escritor, que tenha contribuído significativamente para a formação de uma cultura para tornar a ciência, tecnologia e inovação conhecidas da sociedade.

A escolha é feita por uma comissão julgadora designada pelo presidente do CNPq, composta por seis membros. Três deles são de livre escolha dele e outros três são indicados pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente