14 de fev. de 2017

Líderes mundiais em Ciências Planetárias anunciam o Asteroid Day 2017



LUXEMBURGO ,LONDRES, BERLIM, VALE DO SILÍCIO, BUCARESTE (14 de fevereiro de 2017) – A cidade de Luxemburgo acolheu hoje diversas lideranças internacionais para lançar o Dia do Asteroide 2017. O Dia do asteroide é uma mobilização global educativa para conscientização a respeito dos asteroides e em particular como podemos proteger a Terra de impactos perigosos. A conferência de imprensa foi transmitida diretamente de Luxemburgo, com a participação de especialistas em ciência planetária, empresários e autoridades governamentais que se uniram em Berlim, Bucareste, Vale do Silício e Londres, cortesia do Centro de Telepresença da Cisco live transmitido por vBrick Rev.

A conferência de imprensa está arquivada para visualização e pode ser descarregada a transmissão ao vivo (uma hora depois da conferência de imprensa) em: http://asteroidday.org/newsroom

Etienne Schneider, Vice-primeiro Ministro e Ministro da Economia de Luxemburgo, deu as boas vindas aos presentes ao expressas o papel protagonista de seu país “em relação aos asteroides, no âmbito da iniciativa SpaceResources.lu, Luxemburgo pretende contribuir para a exploração pacífica e a utilização sustentável dos recursos dos corpos celestes. Ainda que os asteroides possam ser vistos como uma ameaça para nosso planeta, são uma tremenda oportunidade. De fato, o uso dos recursos espaciais, tanto em terra como no espaço, tem um grande potencial para a futura inovação tecnológica, a atividade econômica e o crescimento aliado à promessa de benefícios ecológicos e sociais para a Humanidade. Para assegurar que esta visão se transforme em realidade, temos que aumentar nosso conhecimento e compreensão a respeito dos asteroides e objetos próximos da Terra”. Luxemburgo anunciou que será a anfitriã do Asteroid Day Live, uma transmissão ao vivo de 24 horas das atividades do Dia Mundial do Asteroide e a programação educativa em 30 de junho, tornada possível graças a empresas locais luxemburguesas, incluindo SES e OHB SE. OHB SE e SE Satellites estão se unindo ao Dia do Asteroide como patrocinadores. BCE será o estúdio de produção oficial do Asteroid Day Live, a ser transmitido dos novos estúdios BCE em RTL City, em Luxemburgo.

Marco Fuchs, Diretor da OHB SE, agradeceu aos organizadores do Asteroid Day pela grande oportunidade de participar deste evento mundial. “Os asteroides são objetos celestes que fascinam a todos, tanto aos jovens como aos investigadores mais experientes. A proteção da Terra de um impacto futuro e a exploração comercial dos asteroides através da mineração constituem um esforço global para as futuras gerações. Compartilho o entusiasmo de meus engenheiros para criar uma missão rápida a um asteroide próximo da Terra em apenas cinco anos para testar tecnologias essenciais”.

Ruy Pinto, Diretor Adjunto de Tecnologia, SES: “SES é um sócio natural para o Dia do Asteroide porque somos experts no espço e podemos ajudar a difundir o assunto em todo o mundo. Como líderes mundiais em nosso ramo, administramos a maior plataforma de satélites comerciais em todo o mundo, chegando a 317 milhões de locais televisionados em todo o mundo e assim fazendo parte da vida de cerca de 1 bilhão e 300 mihões de pessoas diariamente. Somos um sócio natural porque vemos o espaço como um recurso importante que continuamos desenvolvendo e aproveitando junto com o Governo de Luxemburgo”.

Dia do Asteroide - evento designado pela ONU
Em 2016, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu o Dia do Asteroide como um evento oficial da ONU e declarou que será celebrado internacionalmente cada ano o dia 30 de junho, o aniversário do maior impacto de asteroide da história recente. A resolução da ONU convida a todos os Estados Membros das Nações Unidas, as organizações vinculadas às Nações Unidas, a outras organizações internacionais e regionais, assim como a sociedade civil, incluídas as organizações não governamentais e os indivíduos a celebrar o Dia do Asteroide.

O Dr. Brian May, guitarrista do Queen, cofundador do Asteroid Day comentou “Com a anúncio das Nações Unidas, o impulso para o Dia do Asteroide está aumentando exponencialmente em todo o mundio, melhorado pelos novos acordos de Luxemburgo e a adição de OHB SE e SES como patrocinadores mundiais. E, estamos muito agradecidos à Cisco, a Discovery Science, ESA, ASE e B612 assimo como a nossos principais sócios transformando o Asteroid Day Live de Luxemburgo em 2017 uma realidade”.

O astronauta Dorin Prunariu, que contribuiu para a realização da Declaração da ONU com a COPUOS da ONU e o apoio da Associação de Exploradores Espaciais (ASE), explicou o papel crucial da colaboração internacional: “A defesa planetaria está dentro de nossa capacidade num futuro próximo. Porém, alçançar nossos objetivos precisará de uma colaboração contínua e forte entre instituições governamentais, instituições acadêmicas e organizações privadas para realizar tanto ações terrestres como espaciais. É por isso que o Dia do Asteroide é tão valioso.

Dia do Asteroide 2017
Grig Richters e Danica Remy, cofundadores do Dia do Asteroide,
assinalaram que durante o Dia do asteroide de 2016, foram celkebrados mais de 500 eventos educativos relacionados aos asteroides em 72 países, envolvendo mais de 150.000 participantes e mais de 1,3 milhões de pessoas através de lives (atividades on line). Este ano, damoas as boas vindas à data para 97 coordenadores regionais e antecipamos mais de 700 eventos educativos para o dia 30 de junho”, disse Remy. “Além da OHB SE e SES, damos as boas vindas ao Asteroid Day o Observatório Europeu do Sul (ESO), a Universidade Internacional do Espaço e a Secure World Foundation e agradecemos o apoio contínuo de nossos mais de 30 parceiros que se unem a nós para o Dia do Asteroide 2017”.

Todas as atividades para o Dia do Asteroide são feitas por organizações independentes, incluindo centros de ciência, universidades, cidades e cidadãos interessados. As atividades de 2017 serão listadas posteriormente no website do Dia do Asteroide: asteroidday.org/event-guide

Detecção de Asteroides e desvio
Os especialistas presentes na conferência salientaram sobre a importância da defesa planetária e, em particular, as novas tecnologias e missões que podem ajudar na detecção mais rápida e desvio de asteróides.

Lord Martin Rees, Astrônomo britânico, astrofisico e distinto membro do Trinity College, professor emérito de cosmologia da Universidade de Cambridge, tem apoiado firmemente o Dia do Asteroide desde seu lançamento em 2014. Juntou-se à conferência de imprensa de Cambridge: "Sabemos que os asteroides oferecem riscos para a Terra e os recentes avanços na tecnologia dos sensores tem melhorado radicalmente nossa capacidade de detectar e desviar estes objetos próximos da Terra. O valor do Dia do Asteroide é que eleva o nível de consciência dos governos e cidadãos para tomarem medidas ".

Representando a Agência Espacial Europeia (ESA), Franco Ongaro, Diretor de Tecnologia, Engenharia e Qualidade, e chefe do ESTEC, falou da importância do Dia do Asteroide: “A Agência Espacial Europeia está plenamente comprometida com a proteção de nosso planeta com a detecção de asteroides, através de nosso programa de Conscientização da Situação Espacial e apoio aos testes de desvio de asteroides com a cooperação da Missão de Avaliação de Impacto e Desvio de Asteroides (AIDA) com a NASA e a Missão de Impacto de Asteroides (AIM) no que é possível.

Ambos representam o papel principal e a audaciosa ambição da Europa para fazer frente ao único perigo natural que pode evitar-se. Nossa associação com o Dia do Asteroide tem demonstrado ser bastante valiosa para comunicar os méritos de nossos esforços”.

O Dr. Patrick Michel, Investigador Principal da Missão de Impacto de Asteroides (AIM), fez eco à importância do Dia do asteroide e à missão AIM: “As simulações de desvio de asteroides por impacto são tão boas quanto o conhecimento que colocamos nelas. Com AIM, temos a oportunidade única de testar nossas simulações e ver como responde o asteroide após o impacto”, declarou o Dr. Michel. “AIM também demonstrará novas tecnologias avançadas para seu uso em futuras missões planetárias e preparará o caminho para novos tipos de missões espaciais utilizando CubeSats para operações mais arriscadas”.

O Dr. Ed Lu, astronauta em três missões e Diretor da B612, um espacialista na área de defesa planetária, enfatizou os elementos essenciais para proteger a Terra dos asteroides perigosos: “Os asteroides são minas de ouro científicas q ue nos falam sobre a história e a dinâmica de nosso planeta e do Sistema Solar. Mas também às vezes se chocam com a Terra. O Dia do Asteroide ajuda a colher o apoio necessário para proteger a Terra de um impacto perigoso. Encontrar os asteroides o mais breve possível é a principal prioridade da defesa planetária, a fim de dar tempo suficiente para tomas decisões e implementar cursos de ação”.

O Dr. Tom Jones, cientista plaentário e veterano astronauta de quatro missões espaciais da NASA, e presidente do Comitê da Associação de Exploradores Espaciais de Objetos Próximos à Terra, explicou: “O maior benefício que podemos esperar da exploração espacial do século XXI é a prevenção, tecnologia ante uma desastrosa colisão de asteroides com a Terra. O Dia Internacional do Asteroide é uma oportunidade ideal para mostrar ao público os esforços globais para descobrir asteroides perigosos e desenvolver planos detalhados para tirá-los de uma rota de colisão”.

Debbie Lewis, vicepresidente do Painel de Especialistas do Dia do asteroide e especialista em gestão de riscos, crises e desastres, se uniu à conferência em Londres e expressou sua preocupação pela falta de planejamento para responder eficazmente a um possível desastre.

“Eventos recentes como o incidente de Chelyabinsk em 2013 e a queda de meteoroides este mês em Milwaukee, Wisconsin, poderiam ser precursores de um incidente futuro, mais grave.É um caso de “quando, não se” ocorrerá um evento sério de impacto de asteroides e precisará de cooperação internacional para a preparação e resposta que abordem a ciência de detecção e desvio, assim como planos de contingência para proteção civil”. Lewis organizará de forma independente um evento do Dia do Asteroide 2017 no Imperial College de Londres.

Patrocinadores do Dia del Asteroide
OHB System AG é uma das três principais companhias espaciais da Europa. Pertence ao grupo de alta tecnologia OHB SE (ISIN: DE0005936124, Prime Standard), onde uns 2.200 especialistas e engenheiros de sistemas trabalham nos principais programas espaciais europeus. Com duas sedes em Bremen e Oberpfaffenhofen, próximo de Munique, e 35 anos de experiência, OHB System AG se especializa em soluções da alta tecnologia para o espaço. Isto inclui satélites de órbita baixa e geoestacionários para observação da terra, navegação, telecomunicações, ciêcia e exploração espacial, assim como sistemas para voo espacial humano, reconhecimento aéreo e sistema de controle de processos. Mais informações disponíveis em: www.ohb-system.de

SES é a líder mundial em operações de satélites e o primeiro a oferecer uma oferta GEO-MEO diferenciada e escalável em todo o mundo, com mais de 50 satélites em órbita terrestre geoestacionária (GEO) e 12 em órbita terrestre média (MEO).

SES centra-se em soluções de valor agregado em quatro principais mercados verticais chave (vídeo, empresariais, de mobilidade e de governo). Proporciona serviços de comunicações por satélite a órgãos de radiodifusão, provedores de conteúdos e serviços de Internet, operadoras de redes móveis e fixas, governos e instituições e empresas de todo o mundo. A carteira da SES inclui o sistema de satélites ASTRA, que tem o maior alcance de televisão Direct-to-Home (DTH) na Europa, e O3b Networks, um provedor global de serviços de comunicações de dados gerenciados. Outra subsidiária de SES, MX1, é um provedor líder de serviços de mídia e oferece um conjunto completo de inovadores serviços de vídeo e mídias digitais. Mais informações disponíveis em: http://www.ses.com/

Sobre o Asteroid Day
O Dia do Asteroide é uma dia de mobilização global de educação aprovado pela ONU para aumentar a cosnciência sobre os asteroides e em particular como protegermos a Terra dos imapctos de asteroides. Asteroid Day foi cofundado em 2014 pelo Dr. Brian May, astrofísico e guitarrista da banda de rock Queen, Danica Remy, Chefe de Operações da B612, o astronauta da Missão Apolo Rusty Schweickart e o cineasta alemão Grig Richters. Asteroid Day se celebra em 30 de junho de cada ano para lembrar o maior impacto de asteroides da Terra na história recente já registrado, o evento de Tunguska, na Sibéria, que devastou mais de 2.000 quiilômetros quadrados, o tamanho de qualquer cidade metropolitana.

RECURSOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: Uma gravação em vídeo da Conferência de Imprensa e recursos adicionais para os meios de comunicação, incluiendo fotos e vídeo, e biografias dos participantes, estão disponíveis em: http://asteroidday.org/newsroom

Página do Asteroid Day Brasil no Facebook:  https://www.facebook.com/AsteroidDAYBrasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente