14 de mar de 2017

Patense constrói um potente telescópio utilizando materiais recicláveis no projeto

Gilberto explicou que o telescópio refletor é constituído de um espelho côncavo que projeta a imagem captada do céu em um segundo espelho.



(Patense) Depois de dois meses de trabalho, o patense Gilberto de Melo concluiu a construção de um telescópio caseiro. Ele explica que é um modelo simples, conhecido como telescópio Newtoniano, mas que a abertura de 180 mm do telescópio é o que proporciona uma melhor captação de luz dando mais nitidez às imagens.

O patense disse que, embora os telescópios sejam objetos que ainda despertem a curiosidade das pessoas, trata-se de um legado antigo, deixado pelos cientistas desde o início do século XVII. O modelo construído é um telescópio refletor, uma criação de Isaac Newton para corrigir um efeito indesejado conhecido como aberração cromática, comum em outro tipo de telescópio (refrator). Gilberto explicou que o telescópio refletor é constituído de um espelho côncavo que projeta a imagem captada do céu em um segundo espelho e daí tem-se a imagem aumentada através de uma lente denominada ocular.

O aparelho teve sua inauguração numa noite de observação em uma entidade pública que atua no acompanhamento de pessoas em tratamento da dependência de álcool e outras drogas.

A abóboda celeste contribuiu para a inauguração do telescópio. Mesmo estando no período das chuvas o céu apresentou-se aberto e com boa visibilidade, possibilitando observar e fotografar alguns astros.

Assim como em outros trabalhos desenvolvidos por Gilberto, este teve como objetivo a busca pela democratização do conhecimento e o despertar para os estudos como uma nova experiência de vida. Ele explica que aborda experimentos curiosos com o intuito de mobilizar pessoas egressas dos estudos a voltarem às salas de aula, apresentando-lhes uma forma curiosa e interessante de aprendizado: a ciência. Ele acredita que os estudos podem mudar a vida das pessoas e consequentemente mudar nosso país.

Gilberto é Especialista em Políticas e Gestão de Saúde no Estado de Minas, atua também na Rede de Saúde Mental (álcool e outras drogas) do Município de Patrocínio-MG, é Piloto Privado de avião e astrônomo amador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente